CI debate MP que prorroga encargos na tarifa de energia elétrica



A Comissão de Serviços de Infraestrutura realiza nesta quarta-feira (25) audiência pública para discutir a prorrogação até 2035 da Reserva Global de Reversão (RGR) e do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) por mais um ano. Os dois encargos, cobrados na tarifa de energia elétrica, são tratados na Medida Provisória 517/10, prevista para ser votada pela Câmara dos Deputados ainda esta semana.

A RGR compõe uma espécie de fundo para investimento em melhorias no serviço de energia elétrica do país, que, atualmente, serve principalmente para custear programas de governo como o Luz para Todos. A reserva deveria ter sido extinta em 31 de dezembro de 2010, mas a MP a prorroga por mais 25 anos.

Já o Proinfa é um programa criado em 2002 para incentivar a produção de energias alternativas no país, como a energia eólica. As usinas ganharam subsídio do governo federal e assinaram contrato com a Eletrobrás para entregar a energia elétrica até 2006. Como parte dessas usinas ainda não está em funcionamento, o programa precisa ser mais uma vez prorrogado - o Proinfa já foi prorrogado outras duas vezes. A medida, porém, desagrada setores da economia e entidades ligadas ao direito do consumidor, que reclamam da presença dos encargos na conta de luz dos brasileiros.

A audiência pública é promovida para atender a requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Entre os convidados para o debate estão o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann; o diretor-presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio José Dias Sales; o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. A reunião acontece na Sala 13 da Ala Alexandre Costa, a partir das 14h desta quarta-feira.

Diretores da ANP

Na quinta-feira (26), a Comissão de Infraestrutura volta a se reunir, em caráter extraordinário, para analisar duas indicações do governo federal - de Florival Rodrigues de Carvalho e Helder Queiroz Pinto Junior para diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A reunião será às 9h, na Sala 13 da Ala Alexandre Costa do Senado. Se aprovadas, as indicações seguem para Plenário.



23/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGU confirma rateio de encargos de energia elétrica

CAE vai debater cálculo da tarifa de energia elétrica

Aprovada MP que reduz tarifa de energia elétrica

Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica

Cálculo da tarifa de energia elétrica será debatido em audiência

Plenário discute destino da MP da redução da tarifa de energia elétrica