Aprovada programação monetária deste trimestre



Com o voto contrário da senadora Heloísa Helena (sem partido-AL), o Plenário aprovou nesta quinta-feira (5) a programação monetária do governo para os primeiros três meses deste ano, que será agora submetida ao exame da Câmara dos Deputados. O relator da matéria, senador e economista Eduardo Suplicy (PT-SP), sustentou em seu parecer que todos os números sobre quantidade de dinheiro em circulação ou depositados em bancos são compatíveis com a retomada do crescimento, após uma fase dedicada a controlar a inflação, que havia mudado para níveis mais elevados no começo de 2003.

Suplicy destaca um cenário "virtuoso" previsto pelo governo para a economia neste ano, com sinais claros de que ela está começando a se recuperar. Para ele, este cenário será acompanhado da estabilidade de preços em 2004. No entanto, ele sugeriu que as autoridades monetárias passem a considerar os indicadores de crescimento da economia e da criação de empregos com a mesma importância que o Banco Central dá às metas de inflação.

Conforme a mensagem do Banco Central que acompanha a programação monetária do trimestre, as liberações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem injetar R$ 2,8 bilhões na economia, neste trimestre.

Desde a lei que criou o Plano Real, em junho de 1995, o Banco Central é obrigado a submeter ao Senado sua programação monetária para cada trimestre. Os senadores, no entanto, não podem fazer mudanças na programação - só podem rejeitar ou aprovar integralmente a proposta do Banco Central.



05/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota programação monetária do último trimestre deste ano

CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA 1º TRIMESTRE DESTE ANO

Aprovada programação monetária do 1º trimestre

Aprovada programação monetária do quarto trimestre

Aprovada programação monetária para o 4º trimestre

Aprovada programação monetária do quarto trimestre de 2012