CAE vota programação monetária do último trimestre deste ano



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará na terça-feira (5), às 10h, mensagem do presidente da República (MSF 146/2003) com a programação monetária do governo para o terceiro trimestre deste ano. O documento destaca que a política econômica vem obtendo sucesso no combate à inflação e a balança comercial apresentou números positivos poucas vezes alcançados pelo país.

No entanto, a mensagem informa que os investimentos estrangeiros no Brasil despencaram da faixa de US$ 30 bilhões ao ano para menos apenas US$ 3,3 bilhões nos primeiros cinco meses de 2003, valores só inferiores aos meses seguintes à -quebra- externa do Brasil, no início dos anos 80.

Por lei, o governo deve submeter ao Senado sua programação monetária para cada trimestre. Até a década passada, os chamados agregados monetários (especialmente o total de moeda em circulação) eram considerados importantes no combate à inflação, mas nos últimos anos os bancos centrais do mundo, inclusive do Brasil, vêm usando com intensidade a política de juros para conter a inflação.

O relator da mensagem, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), recomenda aprovação da política monetária para julho, agosto e setembro.

Na mesma reunião, será sabatinado o futuro presidente da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), José Zenóbio Teixeira. A Adene substituiu a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso depois que se descobriram fraudes em projetos financiados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, decidiu recriar a Sudene, o que deverá ocorrer nos próximos meses. José Zenóbio Teixeira ficará na Adene neste período, inclusive para ajudar a detalhar como será a nova Sudene.



01/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada programação monetária deste trimestre

CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA 1º TRIMESTRE DESTE ANO

CAE aprova programação monetária do último trimestre do ano

CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2000

CAE aceita programação monetária do governo para último trimestre de 2009

CAE vota programação monetária para o quarto trimestre