Aprovada proposta para incentivar a economia no consumo de água
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (27), parecer favorável ao projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que busca incentivar a economia no consumo de água. O relator da proposição é o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que é presidente da CMA.
O projeto (PLS 504/07) altera dispositivos da lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico (Lei 11.445/07). Além de incluir a moderação do consumo entre os princípios fundamentais que norteiam a prestação dos serviços de saneamento e abastecimento de água, a proposta de Valadares dispõe sobre o desenvolvimento de "equipamentos e métodos economizadores de água".
No art. 49, por exemplo, propõe incorporar aos objetivos da Política Nacional de Saneamento Básico o incentivo à adoção de "equipamentos sanitários que contribuam para a redução de consumo de água", bem como a promoção de "educação ambiental" no mesmo sentido.
O projeto determina, ainda, que a interrupção ou a restrição do fornecimento de água, por inadimplência, a estabelecimentos de saúde, instituições educacionais e de internação coletiva e a consumidores de baixa renda deverá obedecer a prazos e critérios. O objetivo dessa medida é preservar condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas que possam vir a ser atingidas pelo corte do fornecimento do produto.
O projeto segue para a deliberação da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), para ser votado em decisão terminativa.
27/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada proposta que incentiva economia no consumo de água
Aprovada proposta que estimula economia de consumo de água
Aprovada medição individualizada do consumo de água em condomínios
Proposta prevê cobrança individualizada de consumo de água e esgoto em condomínios
Valadares propõe campanha pública para incentivar consumo de laranja
Programas criados para incentivar a economia têm foco em produtos artesanais