Aprovada medição individualizada do consumo de água em condomínios



Os condomínios deverão adotar padrões de sustentabilidade ambiental que incluam a medição do consumo de água por unidade residencial. É o que determina o PLS 444/11, aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O texto altera a lei que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Segundo o autor do projeto, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a inclusão do consumo hídrico nas despesas dos condomínios urbanos, padrão adotado atualmente na maioria dos prédios, prejudica os consumidores mais comedidos e favorece os perdulários, o que incentiva o desperdício de recursos hídricos.

Em seu relatório favorável ao texto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) diz que o benefício para os moradores com a mudança será o fim das distorções na conta de água. Ele observa ainda que, na ausência de equipamento de medição individual, uma pessoa que mora sozinha desembolsa a mesma quantia de uma família grande.

O parlamentar apresentou emenda para modificar o prazo para a lei entrar em vigor, de dois para cinco anos, a fim de que os agentes econômicos possam providenciar as medidas necessárias.

A matéria foi relatada ad hoc pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que lembrou ter sido o autor de legislação semelhante no Distrito Federal.

– É uma iniciativa simples, mas de resultados extraordinariamente significativos para promover a cultura da eficiência na utilização dos recursos hídricos – disse Rollemberg.

A matéria segue para exame na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde receberá decisão terminativa.

Cerrado

Também foi aprovado o PLS 214/2012, que institui a Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado. De autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o texto busca garantir o crescimento econômico da região com responsabilidade ambiental e justiça social. Para isso, estabelece a delimitação do bioma Cerrado, trata dos princípios a serem observados na proteção e uso dos recursos ambientais do Cerrado e, entre outros pontos, disciplina o corte e a supressão da vegetação nativa no bioma e a coleta de subprodutos de espécies nativas.

A relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), cumprimentou Rollemberg por sua sensibilidade em relação ao meio ambiente, em especial o Cerrado, tão esquecido nas políticas públicas.

– É oportuno que, no momento em que estamos recriando a Sudeco [Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste], essa política venha a fazer parte do plano de desenvolvimento do Centro-Oeste - disse.

Rollemberg comemorou a aprovação do texto um dia depois da passagem das comemorações do Dia do Cerrado, na terça-feira (11).

– Preservar o cerrado é uma questão de sobrevivência e de compromisso com as futuras gerações – afirmou.

A matéria ainda será analisada pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), nesta em decisão terminativa.

Turismo rural

Outra proposição aprovada foi o PLS 65/2012 – Complementar, que estabelece alíquota máxima de 3% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) incidente nos serviços prestados no âmbito do turismo rural. O projeto altera a Lei Complementar 116/2003, que regulamenta o ISS.

Os seguintes serviços são incluídos entre os beneficiados: agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas relativos ao turismo rural, inclusive o fornecimento de alimentação, hospedagem, passeios e outros serviços desde que prestados no meio rural.

A proposta, apresentada em março por Lauro Antonio (PR-SE), que substituía o titular do mandato, Eduardo Amorim (PSC-SE), segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR decide sobre medição individualizada do consumo de água em condomínios

CMA aprova medição individualizada do consumo de água em novos prédios

Proposta prevê cobrança individualizada de consumo de água e esgoto em condomínios

CDR discute cobrança individualizada de água em condomínios

Cobrança de água nos condomínios poderá ser individualizada

Senado aprova projeto que estabelece cobrança individual do consumo de água em condomínios