Aprovada proteção à língua portuguesa
O uso indiscriminado de expressões estrangeiras em espaços destinados a conhecimento público poderá ser restringido. O Senado aprovou nesta terça-feira (22) substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-RO) a projeto oriundo da Câmara dos Deputados que dispõe sobre a promoção, a proteção e o uso da língua portuguesa. A matéria, alterada no Senado, retorna à análise dos deputados.
Pelo projeto de lei da Câmara, toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público deverá ser acompanhada do termo correspondente em português - fast food (refeição rápida) e delivery (entrega em domicílio), por exemplo. A norma valeria também para contratos comerciais, mensagens publicitárias e meios de comunicação de massa.
De acordo com o relator da proposta, senador Amir Lando, a idéia é proteger a língua portuguesa, um patrimônio cultural brasileiro, concorrendo para a soberania do país. O projeto ainda relaciona uma série de ações que o poder público deve desenvolver para promover, difundir e valorizar o idioma.
O projeto torna obrigatório o uso da língua portuguesa nos documentos emanados da administração pública. Abrange também meios de comunicação de massa e mensagens publicitárias.
22/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Audiência pública discute proteção à língua portuguesa
Aprovada Comissão de Assuntos Relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa
Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa
Exame de língua portuguesa tem 3,5 mil aprovados
Países de língua portuguesa preparam parceria em CT&I