Aprovada recondução de Eduardo Vieira para a Defensoria Pública Geral da União



A recondução de Eduardo Flores Vieira ao cargo de defensor público-geral da União foi aprovada nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em votação secreta. O relator da mensagem presidencial (SF 75/07) com a indicação foi o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

VEJA MAIS

Eduardo Flores Vieira é graduado em Direito desde 1997, com pós-graduação em Ciências Penais pela Escola Superior do Ministério Público, em 1999.De 1998 a 2002, exerceu a advocacia pela iniciativa privada, ingressando a partir de 2002 na carreira de Defensor Público da União. Em 2005, foi escolhido defensor público-geral da União pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O relator da matéria observou que Eduardo Flores Viera foi o mais votado na lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos da União.

- Tenho certeza de que o Senado vai reconhecer a legitimidade da indicação de Eduardo Flores, que tem uma tarefa tão decisiva para que o Direito chegue a todas as camadas da população - afirmou Mercadante.

Em sua exposição, o candidato à recondução destacou que a Defensoria Pública da União tem a missão de defender todos aqueles que não têm recursos para pagar por um advogado particular.

- Se reconduzido ao cargo, pretendo abrir concurso público para a contratação de sessenta e sete novos defensores públicos, para potencializar a atuação e a atividade dessa função tão ímpar para a sociedade, bem como adequá-la às necessidades contemporâneas - prometeu o defensor público.

Ao defender a recondução, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que Eduardo Flores Vieira faz parte "desses abnegados que trabalham sempre em defesa daqueles que precisam".

- A gestão do doutor Eduardo foi muito boa. Eles instrumentalizou, melhorou e fez funcionar a Defensoria Pública -observou Demóstenes.

A mensagem presidencial, com o parecer da CCJ, será ainda votada em Plenário.



23/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova recondução de Haman Córdova à Defensoria Pública da União

CCJ EXAMINA INDICAÇÃO DE ADVOGADA PARA DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DA UNIÃO

PEC aprovada em primeiro turno transfere da União para o DF manutenção de Defensoria Pública

Aprovada PEC que garante autonomia à Defensoria Pública da União

CCJ APROVA RECONDUÇÃO DE REINALDO COELHO À DEFENSORIA PÚBLICA

Aprovada recondução de procurador-geral do Cade