Romero Jucá diz que reposição do FGTS foi decidida pelo STF



Relator do projeto de atualização das contas vinculadas do FGTS, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) refutou os argumentos que vinculam exclusivamente ao presidente Fernando Henrique Cardoso a solução para repor as perdas sofridas pelos trabalhadores durante os Planos Verão e Collor I. Ele enfatizou que foi o Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu sobre a reposição de R$ 42 bilhões, concernentes aos prejuízos sofridos por essas contas vinculadas.

Jucá destacou que as perdas sofridas por essas contas não foram de responsabilidade do atual presidente da República, mas de governos passados. Também disse que alguns parlamentares chegaram a pensar que a solução agora conseguida para esse problema colocaria o governo numa posição de dificuldade, "mas o que está acontecendo é que o desfecho do problema vai exatamente ao encontro das expectativas da sociedade".

Conforme Jucá, o governo concebeu para esse impasse um caminho de entendimento com as centrais sindicais e com empregadores, chegando à melhor solução. "Lamento que alguns setores da oposição não tenham entendido a proposta", disse o parlamentar, explicando ainda que o projeto aprovado não impede o trabalhador de ir à justiça buscar seus direitos nessa questão.

20/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá pede rapidez na aprovação de projeto que extingue contribuição do empregador sobre FGTS

Romero Jucá analisa relatório do PNUD que culpa a corrupção pelo subdesenvolvimento

Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula

Romero Jucá explica atraso no relatório ao projeto de reajuste de aposentadorias pelo salário mínimo

Aprovada reposição das perdas do FGTS

Projeto sobre reposição das perdas do FGTS tramita em regime de urgência