Aprovadas em turno suplementar normas sobre investigação de acidentes aéreos e reciclagem



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, em turno suplementar e em caráter terminativo , nesta quarta-feira (17), o projeto que determina o sigilo das gravações de caixas-pretas de aeronaves acidentadas e obriga as empresas aéreas a publicar relatórios periódicos sobre as investigações relativas a desastres com vítimas.

A matéria (PLC 67/09) recebeu parecer favorável do relator, Gilvam Borges (PMDB-AP), na forma do substitutivo aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

De acordo com o substitutivo, o relatório final da investigação aeronáutica "será publicado no prazo mais curto possível". Até que esse documento seja concluído, serão publicados relatórios preliminares a cada aniversário do acidente.

Também foi definido que têm caráter sigiloso as declarações tomadas em entrevistas destinadas à investigação e as gravações de conversas na cabine de pilotagem e nas dependências do controle de tráfego aéreo, bem como suas respectivas transcrições.

Vidros Automotivos

A comissão também aprovou em turno suplementar substitutivo ao PLS 447/09, que responsabiliza empresas que fabricam, importam, comercializam ou instalam vidros automotivos a fazer coleta, reciclagem e descarte final dos produtos, em acordo com as exigências ambientais. A medida deve ser aplicada aos produtos sem condições de uso ou em desuso.

O texto acolhido pela CCJ é o mesmo substitutivo que passou antes pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) é o autor da proposta que originou o texto alternativo do relator, senador Osmar Dias (PDT-PR). A proposição também recebeu decisão terminativa. 



17/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova novas regras sobre investigação de acidentes aéreos

Plenário aprova mudanças na investigação de acidentes aéreos

CCJ examina projeto que trata de investigação de acidentes aéreos

Projeto que destina recursos da Previdência para prevenção de acidentes de trabalho vai a turno suplementar

Heráclito altera projeto que exige divulgação de dados sobre acidentes aéreos

SERÁ VOTADO EM TURNO SUPLEMENTAR PROJETO SOBRE DISPENSA DE LICITAÇÕES