Aprovadas indicações de embaixadores no Paquistão e no Panamá



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) duas mensagens do presidente da República com indicações para embaixadas do Brasil no exterior. Carlos Eduardo Sette Câmara da Fonseca Costa ocupará o cargo de embaixador do Brasil junto à República Islâmica do Paquistão; eEduardo Prisco Paraíso Ramos será o embaixador do Brasil no Panamá. O Senado fará a comunicação à Presidência da República.

Carlos Eduardo foi aprovado com 53 votos favoráveis - dos 55 senadores presentes - e uma abstenção.. A relatora, Serys Slhessarenko (PT-MT), ressaltou que o indicado foi aprovado por unanimidade na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), também diplomata de carreira, recordou que Carlos Eduardo foi seu contemporâneo no Itamaraty e salientou sua especialização em diplomacia multilateral e bilateral.

- Vai desempenhar muito bem esta missão espinhosa, delicada, porém construtiva de aumentar o relacionamento político-diplomático do Brasil com o Paquistão.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), lembrando que o Brasil tem buscado aproximação com potências do hemisfério oriental, destacou a importância do Paquistão naquele contexto geopolítico para as relações Brasil-Índia, especialmente levando-se em conta os conflitos existentes entre Paquistão e Índia.

- [Carlos Eduardo] é um homem bem-preparado, como em geral o são os diplomatas do Ministério das Relações Exteriores - disse Crivella.

Já a indicação do presidente da República de Eduardo Prisco do Paraíso Ramos foi aceita por 47 dos 49 senadores que votaram; ele recebeu dois votos contrários. O senador Mão Santa (PMDB-PI), relator da indicação na CRE, recordou que Eduardo Prisco já ocupou cargo na Embaixada do Brasil no Panamá, há 25 anos, e disse acreditar que sua atuação poderá ser favorável ao Brasil na sua indicação para as obras de ampliação do canal do Panamá, em fase de licitação.

O senador Marcelo Crivella disse que embora o Panamá não seja um parceiro comercial expressivo do Brasil, tem uma posição estratégica devido ao canal do Panamá.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ressaltou o preparo de Prisco durante sua sabatina na CRE e disse acreditar que o diplomata terá "papel importante na defesa dos interesses brasileiros no Panamá".

27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas indicações para embaixadas em Bangladesh e no Paquistão

Aprovadas indicações de embaixadores

Aprovadas indicações de dois embaixadores

Aprovadas indicações de cinco embaixadores

Aprovadas indicações de dois embaixadores

Aprovadas indicações de dois embaixadores