Aprovado acordo Brasil/Bolívia para controlar fabricação de drogas
Acordo de cooperação firmado em 1999 entre o Brasil e a Bolívia para prevenir e controlar o uso ilegal de substâncias químicas essenciais à fabricação e processamento de entorpecentes e psicotrópicos foi aprovado pelo Plenário nesta quarta-feira (22).
Assinado em La Paz, o acordo pretende sustar o aumento do tráfico ilícito de substâncias químicas para fabricação de drogas, bem como estabelecer bases de uma cooperação mais estreita entre os dois países para intercambiar informações e controlar e fiscalizar operações comerciais e aduaneiras com o objetivo de reduzir a fabricação e o processamento de drogas.
Segundo o senador Hélio Costa (PMDB-MG), o acordo pretende aprofundar os compromissos já estipulados no Convênio de Assistência Recíproca para Repressão do Tráfico de Drogas que Produzem Dependência e visa reprimir, de maneira especial, o comércio do éter. Ele ressaltou ainda a exigência de sigilo em relação às informações trocadas entre os dois países, para garantir o segredo profissional, industrial, empresarial e comercial, bem como dar a proteção necessária às partes envolvidas.
22/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil e Bolívia assinam acordo para combater tráfico de drogas e armas
Acordo de combate às drogas entre Brasil e Bolívia prevê participação dos EUA
Aprovado acordo cultural entre o Brasil e Bolívia
Aelton apresenta projeto para controlar fabricação e utilização da cal
Diretor da PF fala sobre tráfico de drogas da Bolívia para o Brasil
Aprovado acordo de extradição com Chile e Bolívia