Aprovado aumento de pena para quem incita e faz apologia de crime



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (17) projeto de lei que estabelece cobrança de multa e aumenta para seis meses a um ano a pena de detenção para quem incita a prática de crimes. Atualmente, pelo Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), a chamada incitação qualificada é punida com detenção de três a seis meses ou multa. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Outra alteração introduzida pelo projeto (PLS 201/09) estabelece que quem fizer apologia de fato criminoso ou de autor de crime publicamente também será punido com detenção de seis meses a um ano e multa. Hoje, a apologia de crime ou criminoso recebe, igualmente, a pena de três a seis meses de detenção ou multa.

O projeto, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, foi aprovado com duas emendas de redação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e teve como relator ad hoc o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Na justificação da proposta, os membros da CPI argumentam que parte da dificuldade de combater a prática criminosa "decorre do sentimento de descrença ou ineficácia da lei penal, que estimula manifestações no sentido de sua inobservância". Entendem que a punição para quem incita ou faz apologia do crime ou do criminoso não tem a dimensão devida e consideram natural que as penas associadas a essas práticas estejam de algum modo vinculadas à gravidade do crime cuja apologia se faça.



17/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto aumenta pena dos delitos de incitação e apologia de crime

Quem matar animal silvestre para se alimentar poderá ter pena menor por crime ambiental

CCJ vota aumento de pena para crime de concorrência desleal

Valmir Amaral defende aumento de pena para crime de receptação

Aprovado projeto que aumenta pena para quem explora trabalho escravo

Aprovado monitoramento eletrônico para quem cumpre pena em regime aberto