Aprovado embaixador para Santa Lúcia



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (8), parecer favorável à mensagem presidencial de indicação do ministro de segunda classe João Batista Cruz para representar o Brasil em Santa Lúcia. Ele será o primeiro embaixador brasileiro neste país, que abriga a sede da Organização dos Estados do Caribe Oriental (Oeco).

O embaixador, cuja indicação será ainda apreciada pelo Plenário, definiu Santa Lúcia - país que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1979 - como um "pólo diplomático regional". E anunciou a intenção de desenvolver, a partir da capital, Castries, um amplo trabalho de aproximação com os países que integram a Oeco - Antigua e Barbuda, Dominica, São Cristóvão e Névis, Granada e São Vicente e Granadinas, além de Santa Lúcia.

- A abertura da embaixada está em sintonia com a política de aprofundamento das relações com o mundo em desenvolvimento. E nossas relações comerciais com o Caribe triplicaram nos últimos quatro anos, alcançando US$ 2 bilhões - informou Cruz, cuja mensagem de indicação teve como relatora a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

A comissão aprovou ainda duas outras mensagens presidenciais. A primeira, que teve como relator ad hoc o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), indica o atual embaixador brasileiro na Rússia, Carlos Antonio da Rocha Paranhos, para exercer, cumulativamente, o cargo de embaixador junto às Repúblicas da Geórgia e do Uzbequistão.

A segunda mensagem, cujo relator foi o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), aponta o nome do atual embaixador no Zimbábue, Raul de Taunay, para exercer cumulativamente o cargo de embaixador no Malauí.



08/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado embaixador para a Namíbia

APROVADO EMBAIXADOR PARA O PARAGUAI

Aprovado embaixador para Guiné-Bissau

APROVADO EMBAIXADOR PARA A REPÚBLICA TCHECA

Aprovado novo embaixador para Cote d'Ivore

Aprovado nome de Sardenberg para embaixador do Brasil junto à ONU