Aprovado nome de Sardenberg para embaixador do Brasil junto à ONU
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (18) o nome de Ronaldo Mota Sardenberg como o embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Pela manhã, a mensagem presidencial com a indicação já tinha sido aprovada por unanimidade pela Comissão de Relações Exteriores (CRE). De acordo com Sardenberg, o Brasil defenderá na ONU a construção de uma globalização solidária, uma nova ordem marcada pelo combate à miséria, à fome e à desigualdade social.
Atual ministro de Ciência e Tecnologia, Sardenberg - cuja indicação será apreciada em Plenário - adiantou que as ações diplomáticas do Brasil na ONU terão por base as posições já anunciadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, marcadas pela prioridade ao social. Ele lembrou que, em recente visita ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Lula comunicou a seu colega norte-americano a intenção de melhorar as condições de vida da população brasileira.
- Estamos diante de uma oportunidade histórica de lutar, também no plano internacional, pelos direitos de cidadania da população mais oprimida, não só do Brasil mas de todo o mundo - afirmou Sardenberg.
A VEZ DO BRASIL
Durante a exposição aos membros da CRE, Ronaldo Sardenberg defendeu a necessidade de uma ampla reforma na ONU, que garanta mais peso a países da importância do Brasil. Por isso, anunciou que lutará para que o Brasil faça parte do Conselho de Segurança da organização multilateral. Atualmente, compõem esse grupo China, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia.
Sardenberg também informou aos membros da comissão como será a sua linha de atuação como representante permanente do Brasil junto à ONU, a começar pela permanente luta pela paz mundial, incluindo políticas de desarmamento e combate à proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas.
Democratização das relações internacionais, incorporação na agenda da ONU das discussões da questão social de todo o mundo e maior participação das Forças Armadas brasileiras em ações de paz no exterior foram outros compromissos anunciados por Sardenberg na comissão.
18/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprecia indicação de Sardenberg para embaixador junto à ONU
Comissão aprova embaixador indicado para representar o Brasil junto à Santa Sé
CRE aprova nome de Andrea Matarazzo para o cargo de embaixador do Brasil na Itália
CRE APRECIA NOME DE EMBAIXADOR DO BRASIL EM ZIMBABUE E MALAUI
APROVADO REESCALONAMENTO DE CRÉDITOS DO BRASIL JUNTO À REPÚBLICA DA GUINÉ
Comissão deve votar nesta quarta nome de embaixador do Brasil nos EUA