Aprovado empréstimo para o Distrito Federal



O Senado autorizou o governo do Distrito Federal a contratar, com a garantia do Brasil, operação de crédito no valor de até US$130 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinada a financiar, parcialmente, o Programa de Saneamento Básico do Distrito Federal. Imediatamente após ser aprovada, a resolução foi promulgada pelo presidente do Senado, Jader Barbalho.

A votação da matéria foi antecedida da manifestação de cinco senadores, todos favoráveis à concessão do empréstimo e otimistas quanto aos benefícios que esse programa de saneamento trará para a população das cidades do Entorno de Brasília. O senador Lindberg Cury (PFL-DF) disse que esse empréstimo representa um antigo pleito da população e terá um enorme alcance social, principalmente nas cidades de Sobradinho e Planaltina.

O relator da matéria, Casildo Maldaner (PMDB-SC), se disse honrado em apresentar parecer favorável ao empréstimo, sobretudo por destinar-se o dinheiro a obras que melhorarão a qualidade de vida da população de baixa renda. Os senadores Romero Jucá (PSDB-RR), Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) e Tião Viana (PT-AC) também se manifestaram em favor da iniciativa.

Em sua mensagem ao Senado, o governo diz que esta operação está prevista no Programa de Ajuste Fiscal do Distrito Federal, tendo o mesmo capacidade de pagamento para fazer frente aos compromissos dela decorrentes. A Secretaria do Tesouro Nacional informou que o Distrito Federal não tem débitos pendentes de regularização.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado fundo constitucional para o Distrito Federal

Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal

Aprovado Distrito Agropecuário para Roraima

Distrito Federal começa preparativos para Semana de C&T

Gim comemora anúncio de recursos do PAC 2 para o Distrito Federal

Para Cristovam, o Distrito Federal é hoje 'um mar de lama'