Aprovado na CAE sistema obrigatório de captação de água de chuva em condomínios



Condomínios residenciais e comerciais, hospitais e escolas podem ser obrigados a implantar sistemas de coleta, armazenagem e uso de águas pluviais para irrigar áreas verdes e lavar calçadas e pisos. Essa possibilidade, como diretriz de programas de uso racional e aproveitamento de águas pluviais, é prevista em projeto de lei (PLS 112/2013) aprovado, nesta terça-feira (3), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

VEJA MAIS

De autoria do senador João Durval (PDT-BA), o projeto reduz pela metade a taxa de prestação do serviço público de drenagem pluvial urbana paga por esses estabelecimentos a partir do momento em que adotarem sistemas de captação de água da chuva.

A proposta, que visa acabar com o desperdício de água potável, deve modificar a Lei 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Além da redução de tarifa, determina a criação de programas para incentivar a adoção de medidas para acabar com vazamentos na rede de abastecimento e a instalação de dispositivos que economizam água, como bacias sanitárias de volume reduzido de descarga.

Uso inadequado

Para João Durval, o uso inadequado de água potável para limpeza de calçadas, irrigação de áreas verdes urbanas e descargas sanitárias, "entre outras formas impróprias de utilização, indica que há muito a avançar no campo das políticas públicas que incorporem medidas de racionalização do uso da água e de conscientização da população para a importância desse recurso”.

Segundo o parlamentar, o uso de águas pluviais para essas atividades seria solução mais racional, contribuindo ainda para reduzir o fluxo da drenagem em situações de chuvas intensas.

O relator do projeto na CAE, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), argumentou que os ônus que poderão recair sobre os condomínios residenciais e comerciais tendem a ser compensados não apenas pela redução tarifária prevista no projeto, como também pela diminuição do desperdício de água tratada e potável.

O projeto segue para análise das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), devendo ter decisão terminativa nessa última.



03/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Palestra revela potencial de captação de água da chuva

Aprovado projeto que institui cobrança individual para consumo de água em condomínios

CDR discute cobrança individualizada de água em condomínios

Cobrança de água nos condomínios poderá ser individualizada

Aprovada medição individualizada do consumo de água em condomínios

CDR decide sobre medição individualizada do consumo de água em condomínios