Palestra revela potencial de captação de água da chuva
O regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba é o tema da palestra desta sexta-feira (8) no Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI). O palestrante convidado é o professor Hermes Alves de Almeida da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele tratará sobre o potencial de captação de água da chuva.
Almeida possui formação em meteorologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em agronomia, pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em agronomia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
O modelo de distribuição mensal e intra-anual de chuvas no semiárido brasileiro é extremamente irregular em quantidade e em distribuição espaço temporal. Em geral, concentra-se em um período de dois a três meses.
Serão apresentados os estudos da climatologia da chuva nas microrregiões mais secas da Paraíba (Cariri, Seridó e Curimataú), que permitem estabelecer o regime pluvial e o volume potencial de captação de água da chuva como alternativa para aumentar a disponibilidade hídrica.
A atividade faz parte do programa de palestras Semiárido em Foco. Todas as sextas-feiras, às 14h, o Insa promove um debate aberto ao público e com transmissão ao vivo pelo site do Insa.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
08/11/2013 11:25
Artigos Relacionados
Aprovado na CAE sistema obrigatório de captação de água de chuva em condomínios
Captura da água da chuva é tema de palestra no Insa
Estudo revela potencial brasileiro para tecnologias assistivas
Unicamp: Bióloga revela potencial bioativo e quimioproteção natural da manga
Municípios do semiárido recebem tecnologias de captação e armazenamento de água
DAEE usa rigor na emissão de licença para captação de água