APROVADO PÓLO DE DESENVOLVIMENTO PARA PETROLINA E JUAZEIRO
A iniciativa tem como objetivo a integração e o desenvolvimento da região, que compreende os municípios de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria de Boa Vista, em Pernambuco, e de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, na Bahia. O mesmo projeto prevê a instituição de um Programa Especial de Desenvolvimento do pólo.
Segundo Roberto Freire, Petrolina e Juazeiro já estão conurbadas (unidas num conjunto, porém sem se confundirem) e a medida poderá facilitar a condução de políticas públicas envolvendo os dois estados. Pelo projeto, caberá ao Executivo implantar regras comuns no que se refere a tarifas, fretes, seguros, linhas de crédito, isenção, unificação e incentivos fiscais.
Freire também afirmou que, com a criação dessa Região Administrativa Integrada, esse espaço geoeconômico e social poderá estar contemplado nos orçamentos e nas diretrizes orçamentárias da União. "Com uma unidade de planejamento, facilitam-se os caminhos para investimentos federais", afirmou o parlamentar em defesa do projeto. Concordando com a iniciativa, Jefferson Peres considerou importante adequar a norma legal para orientar a ação articulada dos entes federativos situados em determinado espaço.
10/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PETROLINA E JUAZEIRO JÁ PODEM FORMAR PÓLO DE DESENVOLVIMENTO
PROJETO DE FREIRE PODE FACILITAR INTEGRAÇÃO ENTRE PETROLINA E JUAZEIRO
Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte
Pólo de Desenvolvimento Integrado do Agronegócio:
Pólo de Desenvolvimento Integrado de Agronegócio:
Erechim é pólo de desenvolvimento regional