Aprovado projeto contra lavagem de dinheiro



O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o projeto de lei que inclui a lavagem de dinheiro, a ocultação de bens e a corrupção praticados por funcionários públicos em transações de comércio internacional no Código Penal brasileiro, além de criar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), para fiscalizar lavagem de dinheiro. O projeto é um dos que foram elaborados pela Comissão Mista de Segurança Pública, formada para diagnosticar as causas e efeitos da violência no país.

O projeto de lei também cria penas para o financiamento do terrorismo e o tráfico ilícito de drogas, órgãos humanos ou pessoas, que passam a ser considerados "crimes graves". As penas vão de três a dez anos de prisão, mais multa pecuniária.

O Coaf vai funcionar no âmbito do Ministério da Fazenda para disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro. O projeto vai agora ser examinado pela Câmara dos Deputados.



11/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que aumenta a possibilidade de punição por lavagem de dinheiro

José Pimentel pede aprovação de projeto contra lavagem de dinheiro

Valadares tem projeto que aperfeiçoa legislação contra crime de lavagem de dinheiro

Projeto de Jucá inclui fraude contra seguro entre os crimes previstos na lei de lavagem de dinheiro

Veja os dispositivos incluídos no substitutivo sobre lavagem de dinheiro aprovado pela CAE

Aprovado acordo entre Brasil e Estados Unidos para o combate à lavagem de dinheiro