Aprovado projeto que amplia atribuições do agente comunitário de saúde



A coleta de dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais da comunidade poderão passar a fazer parte das atribuições do agente comunitário de saúde. Projeto de lei de autoria do o senador licenciado Eduardo Amorim (PSC-SE) foi aprovado nesta quarta-feira (7), em turno suplementar, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que ofereceu decisão terminativa à matéria.

Na justificação do projeto de lei do Senado (PLS 379/2011), o autor disse que o agente comunitário de saúde representa o Estado junto aos cidadãos e à comunidade. De acordo com a Lei 11.350/2006, esse profissional é responsável pela vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No voto favorável de Humberto Costa (PT-PE) apresentado à matéria, os agentes comunitários de saúde são considerados "pilares da atenção básica de saúde", cuja atuação é reconhecida pela sociedade.

Humberto Costa observa que a ampliação das atribuições do agente comunitário de saúde permitirá um melhor aproveitamento da estreita relação desse profissional com a população. Assim, as informações obtidas poderão contribuir para tornar mais eficiente o atendimento prestado pelos serviços públicos de saúde.

Iara Farias Borges e Iara Altafin 



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Atribuições do agente comunitário de saúde deverão ser ampliadas

Criada a profissão de agente comunitário de saúde

Cícero Lucena saúda Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Teotônio quer regulamentar profissão de agente comunitário de saúde no âmbito do SUS

Mesquita Júnior quer jovem trabalhando como agente comunitário rural

Aprovado projeto que cria o Dia Nacional do Agente Marítimo