Aprovado projeto que incentiva publicações em Braille



Com a presença de representantes de entidades de defesa dos direitos dos deficientes visuais, a Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE) aprovou projeto do senador Flávio Arns (PT-PR) que institui o Dia Nacional do Sistema Braille. A proposta, relatada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), destaca a necessidade de incentivar a publicação de obras nessa linguagem.

A integração da pessoa cega na sociedade e no mercado de trabalho, a difusão de informação e orientação sobre prevenção da cegueira e sobre novas tecnologias de acessibilidade foram incluídas no projeto.

Flávio Arns ressaltou a necessidade da promoção da capacitação de profissionais para atuar na educação da pessoa cega. Cristovam Buarque disse, durante a reunião, que é importante lembrar a necessidade de "quebrar o preconceito" com que são tratadas as pessoas cegas.

Os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Paulo Paim (PT-RS), Marco Maciel (DEM-PE), Augusto Botelho (PT-RR), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Marina Silva (PT-AC) também defenderam a produção de obras em Braille.

Os senadores lembraram que a gráfica do Senado já publicou várias obras em Braille, incluindo a Constituição e um dicionário da Língua Portuguesa com 10 mil verbetes. Tuma anunciou a publicação em Braille da Reforma Ortográfica.

Também foi aprovado substitutivo do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a projeto do senador Adelmir Santana (DEM-DF) autorizando o poder executivo a criar a Escola Técnica Federal do Gama, no Distrito Federal. A CE aprovou ainda parecer do senador Pedro Simon (PMDB-RS) favorável a projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) para criar a Escola Técnica Federal de Piratini (RS).



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado amplia publicações em Braille

Senado distribui gratuitamente cerca de 150 publicações em braille

Aprovado na CMA projeto que incentiva turismo rural

PROJETO QUE INCENTIVA SETOR ELÉTRICO É APROVADO NA CAE

Projeto que incentiva turismo rural é aprovado no Senado

APROVADO NA CAE PROGRAMA QUE INCENTIVA ENERGIAS RENOVÁVEIS