Aprovado projeto que trata da assistência social no país



Em reunião encerrada há pouco, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou dois projetos de lei: o PLC 189/10, que trata da organização da assistência social no país, e o PLS 3/10, que assegura o registro público dos prenomes indígenas. Ambos os projetos ainda têm de ser passar por outras comissões e pelo Plenário do Senado.

De acordo com a relatora do projeto sobre a assistência social, senadora Ana Rita (PT-ES), "o texto consolida a gestão da Assistência Social brasileira de maneira descentralizada e moderna por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), estabelecendo responsabilidades e ordenando a atuação dos órgãos executores da política de atendimento às faixas populacionais mais vulneráveis".

Também foram aprovados vários requerimentos, como o que prevê audiência pública para discutir a situação - e suposta exploração - dos trabalhadores da construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. No mês passado, conflitos na usina de Jirau paralisaram as obras.

O presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), assim como outros senadores presentes à reunião, apoiaram a paralisação realizada hoje por médicos, em várias cidades do país, contra as operadoras de plano de saúde. O senador Paulo Davim (PV-RN) disse que o pagamento feito por essas empresas aos médicos é "aviltante e abusivo".

Mais informações a seguir



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta assistência social é aprovado pela CDH

Aprovado relatório da CMO para Trabalho, Previdência e Assistência Social

Projeto que trata da assistência às mães presas volta à CCJ para reexame

Ana Rita destaca papel da assistência social no país

Suas completa seis anos de assistência social no País

Aprovado na CAE projeto que trata do FIES