Aprovado regime de urgência para mudança no Quadro Complementar do Exército
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, na manhã desta terça-feira (11) projeto alterando a Lei 7.831/89, que cria o Quadro Complementar de Oficiais do Exército (QCO), a fim de adequá-la à Constituição. O novo texto confere a escolha do número de vagas para esse quadro a ato do Comandante do Exército, sem as condicionantes presentes na atual legislação. Aprovado requerimento do relator da matéria, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), o texto vai ao plenário em regime de urgência.
O projeto também adiciona na Lei 7.831/89 o posto de Coronel, junto com os demais postos de Oficiais que fazem parte do Quadro Complementar de Oficiais do Exército. De iniciativa da presidência da República, o projeto (PLC 110/2012) já havia sido aprovado sem alterações pela Câmara dos Deputados.
De acordo com o relator da matéria, o projeto ainda corrige referências ao antigo “Ministério” do Exército, substituindo-as por “Comando”, fazendo também a adequação à nova organização federal militar, em que os Comandos das três forças orbitam em torno do Ministério da Defesa.
- Esta é, sem dúvida, a principal virtude da proposição, pois permitirá a promoção ao posto de coronel dessas pessoas que ingressam no Exército por sua especialidade na área jurídica, pedagógica, contábil, de comunicação, de estatística e econômica, e que muito tem contribuído para a eficiência da Força terrestre – disse Sérgio Souza em seu relatório.
Mais informações a seguir
11/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exército Brasileiro comemora Dia do Quadro Complementar de Oficiais
Aprovado regime de urgência para a votação de três projetos
Mudança na CLT não será votada em regime de urgência, avisa Tebet
Proposta de mudança na atuação do Ecad passa a tramitar em regime de urgência
Parecer favorável ao projeto da Super-Receita é aprovado na CCJ e vai ao Plenário em regime de urgência
Expedito Júnior adverte para o esvaziamento do quadro de oficiais do Exército