Aprovados mais dois nomes para a comissão externa que irá elaborar reforma do Código de Processo Penal
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) mais dois nomes para compor a comissão externa de juristas que irá elaborar um projeto de reforma do Código de Processo Penal: Antonio Corrêa e Tito Souza do Amaral. A comissão passa assim a ser composta, além dos dois, por Antonio Magalhães Gomes Filho, Eugenio Pacelli de Oliveira, Fabiano Augusto Martins Silveira, Félix Valois Coelho Júnior, Hamilton Carvalhido, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e Sandro Torres Avelar.
Antonio Corrêa é professor de Direito Civil e juiz federal de 1ª instância. Antonio Magalhães Gomes Filho é professor titular de Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Eugênio de Oliveira é procurador do Ministério Público Federal e professor universitário; Fabiano Silveira é consultor legislativo de carreira do Senado; Félix Valois Coelho Jr. é advogado e professor de Direito Penal; Hamilton Carvalhido é ministro do Superior Tribunal de Justiça; Jacinto de Miranda Coutinho é advogado e procurador do estado do Paraná; Sandro Torres Avelar é presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e Tito Souza do Amaral é promotor do Ministério Público de Goiás.
A comissão será instalada no dia 9 de julho. O presidente do Senado, Garibaldi Alves, ao constituí-la, buscou designar profissionais e estudiosos do direito processual penal brasileiro, bem como tentou obter a representatividade das instituições relacionadas à área incluindo, entre seus integrantes, membros da Magistratura, do Ministério Público, da polícia judiciária e da advocacia.
O Código de Processo Penal brasileiro data de outubro de 1941, e foi editado por decreto-lei em plena vigência da ditadura do Estado Novo. Sofreu apenas alterações pontuais recentes - Leis 11.689, 11.690 e 11.719, todas de junho de 2008 -, mas tem resistido às tentativas de reforma mais abrangente.
01/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Juristas vai elaborar projeto de Código de Processo Penal
Comissão externa que elabora anteprojeto de Código de Processo Penal defende restrição de prisão preventiva
Mesa do Senado designa comissão para analisar projeto que reforma o Código de Processo Penal
Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal
Comissão da Reforma do Código de Processo Penal realiza audiências externas
Demóstenes e Serys assumem comissão de reforma do Código de Processo Penal