Comissão de Juristas vai elaborar projeto de Código de Processo Penal



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (25) requerimento apresentado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) que propõe a constituição de comissão de juristas com a finalidade de elaborar um projeto de Código de Processo Penal. A comissão terá sete integrantes e trabalhará pelo prazo de 180 dias, levando em consideração sugestões eventualmente recebidas de pessoas jurídicas e físicas do país.

Na justificação do requerimento, o senador lembra que o processo penal brasileiro é regulado pelo Decreto-Lei nº 3.931, de 1941. "Nos seus sessenta e seis anos de vigência e apesar das alterações de que tem sido alvo, revela-se hoje inadequado às exigências de celeridade e eficácia", diz o parlamentar.

O senador é de opinião que não adianta fazer alterações pontuais no código, que estaria necessitando de "uma revisão estrutural e conceitual, aproveitando seus méritos e corrigindo suas deficiências'. Casagrande também argumenta que o Brasil vive "um momento de violência amplamente disseminada, o que coloca em relevo a necessidade de eficácia punitiva penal".



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal

Comissão de juristas discute anteprojeto de novo Código de Processo Penal

Comissão de juristas finaliza discussão sobre Código de Processo Penal

Comissão de juristas finaliza discussão sobre Código de Processo Penal

Comissão de juristas debate anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Aprovados mais dois nomes para a comissão externa que irá elaborar reforma do Código de Processo Penal