Aprovados novos diretores para CVM e Adene



As indicações de dois novos diretores de órgãos públicos foram aprovadas nesta terça-feira (2) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi aprovada a designação da economista Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, por 17 votos favoráveis e um contrário. Francisco José Rabelo do Amaral, funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil S.A., teve seu nome acolhido para a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), com 15 votos a favor e três contra. Agora, as indicações vão ser apreciadas pelo Plenário.

Em resposta ao senador César Borges (PFL-BA), na fase de sabatina dos indicados, Maria Helena salientou que a nova Lei das Sociedades Anônimas vem dando contribuição importante para a modernização do mercado de ações e que a consolidação do ciclo das taxas de juros vai permitir que o segmento torne-se mais competitivo e atraente para os investidores, com destaque para os fundos de pensão.

José Rabelo do Amaral observou que há ainda grandes desafios a serem vencidos no Nordeste, região que contaria com mais de 50% da população nacional e apenas 15% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Também lembrou que metade dos que passam fome no país está no Nordeste, mas mostrou confiança nas possibilidades de reversão do quadro com políticas públicas mediante a ação das agências. César Borges observou que, nas condições em que atua a Adene, há poucas chances de mudança.

- Lamento dizer, mas o senhor vai para uma instituição de papel meramente formal - afirmou o senador.

02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados novos diretores para o Banco Central

Aprovados os três novos diretores do Banco Central

Senado aprova nomes de diretores da CVM, Cade, ADA e Adene

Aprovados diretores para Aneel

Aprovados nomes de diretores para Ancine

CAE aprova novos diretores para o Cade