APROVADOS SETE ACORDOS, INCLUSIVE O DE MADEIRAS TROPICAIS



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 4) sete acordos externos assinados pelo governo brasileiro, entre eles o Acordo Internacionalde Madeiras Tropicais, acertado em Genebra, em janeiro de 1994. O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) tentou adiar a votação, mas a senadora Marina Silva (PT-AC) sustentou que o acordo não é o ideal, porém é importante para a defesa da Amazônia. Ela recebeu o apoio dos senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Coutinho Jorge (PSDB-PA).

Entre os vários objetivos do acordo está a intenção de promover pesquisas para melhor aproveitamento de madeiras tropicais, além de incentivar o reflorestamento e o manejo de florestas em regiões tropicais. Marina Silva lembrou que o acordo abre espaço para que as madeiras dos trópicos tenham maior aceitação no mercado externo, ao mesmo tempo em que procura encorajar os governos a reabilitarem os solos florestais degradados. A senadora foi a relatora do projeto de decreto legislativo sobre o Acordo.

Foram ainda aprovados pelos senadores a convenção sobre a marcação de explosivos plásticos para fins de detecção (assinado em 1991), o acordo de constituição da Associação dos Países Produtores de Estanho (1983), o acordo com os Países Baixos sobre o exercício de atividades remuneradas de dependentes de diplomatas (96), o acordo de cooperação para o combate ao narcotráfico firmado em 96 com o México, o acordo de cooperação cultural Brasil-Itália (97) e o acordo sobre a concessão de vistos assinado com a República da Coréia (96).



04/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA: É HORA DE INCENTIVAR PRODUÇÃO DE MADEIRAS TROPICAIS

Aprovados sete acordos internacionais

CRE aprova sete acordos internacionais

Aprovados acordos do Mercosul

Aprovados acordos internacionais

Aprovados acordos com a Hungria