Aracaju dá início a ações de busca ativa



A Prefeitura de Aracaju começou a realizar, no último final de semana, a busca ativa de famílias de baixa renda na periferia da cidade. Onze equipes de visitadores sociais estão identificando e localizando as famílias de baixa renda ainda não inscritas no Cadastro Único. 

Até o momento, já foram visitadas quase 500 residências,e 43 novas famílias foram incluídas no sistema. Outras 113 famílias tiveram seus cadastros atualizados. A iniciativa faz parte do Plano Aracaju Sem Miséria, que deve ser lançado pelo governo do estado em breve, em complementação às ações do Plano Brasil Sem Miséria.

“Vamos continuar com o trabalho em outros bairros da capital, até que tenhamos visitado, de porta em porta, todas as famílias que têm renda per capita de até RS 70. A busca ativa visa, exatamente, localizá-las e identificá-las”, explicou o secretário municipal de assistência social e cidadania, Bosco Rolemberg.

Durante a primeira etapa da visita, as equipes estiveram no bairro de Santa Maria, próximo ao centro da cidade. Enquanto uma parte dos visitadores sociais fazia o monitoramento das residências, outra parte da equipe permanecia no Centro de Integração Raio de Sol, realizando o cadastramento de outras famílias que compareciam ao local e eram cadastradas por meio de senhas. A procura foi tão grande que, em algumas horas, as senhas se esgotaram e a população foi orientada e retornar no dia seguinte.

“Não vamos deixar nenhuma família sem assistência. Voltaremos à Santa Maria no próximo sábado (22), para garantir os benefícios do Cadastro Único a todos os que necessitem”, afirmou o secretário.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



18/10/2011 17:39


Artigos Relacionados


Busca ativa procura 145 mil beneficiários

Povos e comunidades tradicionais são alvos de busca ativa

Busca Ativa é ferramenta fundamental para Assistência Social

Busca ativa procura famílias com direito a programas sociais, mas ainda não atendidas

Conselho Nacional de Assistência Social aprova expansão de recursos para reforçar busca ativa

Xambioá marca início da 6ª expedição em busca dos mortos do Araguaia