Povos e comunidades tradicionais são alvos de busca ativa



A prefeitura de Resende (RJ) mobilizou a rede socioassistencial do município para identificar, por meio do serviço de Busca Ativa, famílias em situação de vulnerabilidade social e risco que ainda não estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

O foco da iniciativa são pessoas pertencentes a comunidades tradicionais e povos específicos, como indígenas e quilombolas, residentes em zonas rurais longínquas e que, por essa razão, não têm acesso aos serviços ofertados pelo Poder Público.

Desde o início da experiência, em março de 2013, foram inscritas mais de 1,2 mil famílias no banco de dados do governo. A prática é umas das nove experiências municipais finalistas do Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos.

Secretarias municipais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições parceiras participam da mobilização e cadastram as famílias atendidas por seus respectivos setores. Depois, enviam os dados à equipe gestora do Cadastro Único no município, que realiza um cruzamento de informações com as já inscritas em programas sociais.  As famílias ainda não cadastradas são, então, incluídas no Cadastro Único.

Além de ir ao encontro das famílias em situação de vulnerabilidade econômica e risco social, a prática promove a integração entre setores da esfera pública local e mobiliza organizações não governamentais comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das populações de baixa renda.

Uma vez localizadas e cadastradas, as famílias passam a receber o Bolsa Família e são encaminhadas para atendimento nas redes de serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde, habitação, educação, segurança alimentar e nutricional e assistência social.

Finalistas

O Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos selecionou 12 finalistas – 3 estaduais e 9 municipais. Além da experiência de Resende (RJ), também participam da etapa final do concurso práticas municipais de São Paulo (SP), Jacareí (SP) Crateús (CE), Curitiba (PR), Farias Brito (CE), João Pessoa (PB), Santarém (PA) e Toledo (PR). Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco são finalistas na categoria de experiências estaduais. Uma prática estadual e três municipais serão premiadas.

Conheça as outras experiências municipais finalistas do Prêmio:

Crateús (CE)

Curitiba (PR)

Farias Brito (CE)

Jacareí (SP)

Resende (RJ)

Santarém (PA)

São Paulo (SP)

Toledo (PR)

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



05/12/2013 11:08


Artigos Relacionados


Encontro debate ações para povos e comunidades tradicionais

Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais vai acontecer na próxima semana

Reunião discute políticas para povos e comunidades tradicionais

Lançado edital para instituições que atuam com povos e comunidades tradicionais

População pode participar de debate interativo sobre marco legal para povos e comunidades tradicionais

Governo cadastra povos tradicionais