Árbitros brasileiros da Copa do Mundo são avaliados



Dois dos três árbitros brasileiros que atuarão na Copa do Mundo do Brasil foram avaliados, na última segunda-feira (3), no Instituto Vita, em São Paulo. Os auxiliares Marcelo Carvalho Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho foram submetidos ao teste Isocinético para articulação do joelho, e ao teste Ergoespirométrico. Eles ainda se consultaram com o fisiologista Turibio Leite de Barros Neto.

Esta avaliação médica e física, solicitada pela CBF, tem o objetivo de verificar a condição física atual dos árbitros selecionados para a principal competição do futebol mundial. O Isocinético avaliou a relação de forças dos músculos agonistas e antagonistas da coxa, muito importantes para a atividade dos árbitros assistentes, e ainda auxilia na correção de desequilíbrios musculares entre os membros. Desta maneira, atua para prevenção de lesões, na melhoria do desempenho muscular, ou mesmo ajuda a orientar a reabilitação de alguma lesão prévia, assim como, o retorno à atividade física.

Já o teste Ergoespirométrico possibilita a determinação do consumo máximo de oxigênio e do limiar anaeróbio, que são os principais indicadores de aptidão funcional cardiorrespiratórias e são utilizados para o diagnóstico e prognóstico de desempenho esportivo. A monitorização do treinamento torna-se, portanto, um procedimento individualizado, à medida que são utilizadas a velocidade e a frequência cardíaca do limiar anaeróbio para a indicação e diagnóstico do treinamento.

“Os resultados destes testes, serão utilizados para projetar a preparação física até a competição”, disse Cristiano Ralo Monteiro, designado pela CBF para acompanhar e encaminhar a avaliação dos árbitros.

Cristiano Ralo Monteiro é professor de Educação Física, com mestrado em Fisiologia do Exercício (Unifesp), cujo tema estudado foi a “Hidratação dos Árbitros de Futebol".

O árbitro Sandro Meira Ricci, da Federação Pernambucana de Futebol, fará suas avaliações em Brasília. A Comissão de Arbitragem da CBF disponibilizou um período de treinamentos para os árbitros brasileiros, no período de 30 de março a 4 de abril, sendo acompanhados pelos tutores e profissionais das áreas física, técnica e mental.

Fonte:
CBF



05/02/2014 19:00


Artigos Relacionados


Fifa divulga árbitros para a Copa do Mundo de 2014

Brasileiros terminam Copa do Mundo de golfe em 42º e 44º

Em Londres, brasileiros recebem a Taça da Copa do Mundo

Brasileiros disputam Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas

Copa do Mundo de Golfe terá dois brasileiros na disputa

Brasileiros garantem 5ª colocação em prova da Copa do Mundo de Ginástica