Brasileiros garantem 5ª colocação em prova da Copa do Mundo de Ginástica
Atletas brasileiros garantiram a quinta colocação na prova de trampolim sincronizado masculino na Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim, disputada neste final de semana, em Loulé, Portugal. Os ginastas Carlos Ramirez Pala e Rafael Andrade somaram juntos 44.000 pontos. A medalha de ouro ficou com a dupla russa formada por Mikhail Melnik e Sergei Azarian, com 50.300 pontos. A competição fez parte da preparação dos ginastas brasileiros para o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, que acontece em novembro, na Bulgária. Os atletas medalhistas são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Na etapa classificatória, realizada na sexta-feira (6), os brasileiros ficaram com a décima colocação. As primeiras oito duplas se classificavam para as finais, porém, como os brasileiros ficaram na reserva, garantiram a vaga para disputar a medalha. Nas classificatórias, Camila Gomes foi a 29ª colocada na categoria individual feminina e Giovanna Matheus ficou com a 31ª colocação. Pelo individual masculino, Rafael Andrade foi o 20º colocado e Carlos Ramirez Pala terminou com o 46º lugar.
Bolsa Atleta
O governo brasileiro mantém, desde 2005, o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público-alvo são atletas como os ginastas Carlos Ramirez Pala e Rafael Andrade, que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais.
O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. Desde 2012, com a Lei 12.395/11, é permitido que o candidato possua outros patrocínios, o que permite que atletas consagrados possam ter a bolsa e, assim, contar com mais uma fonte de recurso para suas atividades.
Os beneficiados pelo Bolsa-Atleta recebem a ajuda durante um ano. O dinheiro é depositado em conta específica do atleta na Caixa Econômica Federal. A prioridade é para atletas de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos.
O Bolsa-Atleta atende atletas que tenham obtido bons resultados independentemente de sua condição econômica e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações. A principal prestação de contas do atleta ao governo e à sociedade é a obtenção de resultados expressivos nas disputas.
Fonte:
10/09/2013 18:23
Artigos Relacionados
Ginástica rítmica de conjunto finaliza participação em Copa do Mundo
Ginástica rítmica de conjunto busca bom resultado em Copa do Mundo
Beneficiado do Bolsa-Atleta conquista ouro em etapa da Copa do Mundo de Ginástica
Árbitros brasileiros da Copa do Mundo são avaliados
Brasileiros terminam Copa do Mundo de golfe em 42º e 44º
Em Londres, brasileiros recebem a Taça da Copa do Mundo