Áreas públicas destinadas ao esporte poderão ser tombadas



As áreas públicas utilizadas para a prática de esporte e lazer por comunidades periféricas, ribeirinhas e quilombolas, por período igual ou superior a cinco anos, poderão ser destinadas à criação de "Espaços Desportivos Comunitários". Elaboração de projeto de lei neste sentido, de caráter autorizativo, foi aprovada nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A sugestão foi encaminhada à CDH pela Federação de Futebol Não-Profissional da Bahia, sob o argumento de que a medida vai evitar a especulação imobiliária da área, bem como garantir às futuras gerações a reserva de espaço para a prática de atividades desportivas na própria comunidade.

Pelo projeto elaborado pela CDH, as áreas destinadas aos espaços desportivos comunitários serão tombadas e passarão a integrar o Patrimônio Cultural da União. A matéria também autoriza a criação de uma comissão, no âmbito do Poder Executivo, destinada a efetuar o levantamento das áreas similares que poderão ser beneficiadas pelo projeto.

Ao elaborar o projeto, com base na sugestão, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que, "entendidos como temas de relevância institucional inquestionável", o esporte e o lazer têm ocupado espaço político e social crescente nas últimas décadas. Para ele, nada mais legítimo que o poder público tome as providências para a efetivação do tombamento desses espaços que se destinam a manifestações culturais e devem ser reconhecidos como bens culturais.

A matéria será encaminhada à Mesa, para que dê início a sua tramitação na Casa.



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Técnicos do Iphan vão discutir medidas de acessibilidade para áreas tombadas

Ipea promove oficina sobre mobilidade em áreas tombadas pelo Iphan

Iphan cria zona de proteção para preservar vista das áreas tombadas em Brasília

Daesp abre licitação para áreas destinadas à indústria aeronáutica no aeroporto de Sorocaba

TERRAS USADAS PARA CULTURAS ILEGAIS PODERÃO SER DESTINADAS A ASSENTAMENTOS

PF desarticula quadrilha que desviava verbas públicas destinadas à reforma agrária em SP