Técnicos do Iphan vão discutir medidas de acessibilidade para áreas tombadas



A Oficina Técnica sobre Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Áreas Tombadas vai reunir, na próxima semana, técnicos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para debater a manutenção das características de um centro histórico. O objetivo é garantir o acesso a todos os munumentos tombados pelo patrimônio cultural.

 

O encontro, que começa nesta segunda-feira (5) em Brasília (DF), vai contar com a presença de técnicos do Instituto do Iphan, consultores das empresas contratadas para realização de estudos sobre o tema e técnicos do Ministério das Cidades, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Na oficina, os técnicos também buscarão definir diretrizes gerais para uma iniciativa do instituto que visa elaborar planos de mobilidade em cidades históricas.Atualmente, quatro cidades estão realizando projetos pilotos  na fase de elaboração desses planos: Ouro Preto, em Minas Gerais, São Francisco do Sul e Laguna, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná. A pretensão é de iniciar estudos para mais três cidades, ainda em 2010.

 

Fonte:
Iphan



Saiba mais sobre Iphan no Portal Brasil.



05/07/2010 10:38


Artigos Relacionados


Iphan cria zona de proteção para preservar vista das áreas tombadas em Brasília

Ipea promove oficina sobre mobilidade em áreas tombadas pelo Iphan

Áreas públicas destinadas ao esporte poderão ser tombadas

Iphan publica medidas para preservação do conjunto arquitetônico de Ouro Preto

Para associação, Brasil mostra vontade política de discutir acessibilidade

Aprovado piso salarial para técnicos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia