Ariano Suassuna participa de aula espetáculo no Memorial
Escritor será homenageado com programação no Memorial, Centro Cultural, teatro Sérgio Cardoso e Espaço Nossa Caixa
Ariano Suassuna completa 80 anos com diversas comemorações em São Paulo. De 18 de setembro a 19 de outubro o autor paraibano tem sua obra retomada e discutida em ciclos de palestras, leituras dramáticas, apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes e exposições fotográficas. As atividades têm entrada gratuita e se dividem entre o Memorial da América Latina, Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso e Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura.
A programação começa no dia 18 de setembro, no Memorial da América Latina, com aula-espetáculo com o próprio Ariano Suassuna. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer inscrição via site da Nossa Caixa ( <http://www.nossacaixa.com.br/> www.nossacaixa.com.br).
Para falar e debater um dos maiores representantes da literatura popular brasileira, de 20 a 28/9, o evento promove no Memorial da América Latina um ciclo de palestras e depoimentos com alguns dos maiores conhecedores do universo de Suassuna.
Entre os participantes, a poeta Lucila Nogueira, o historiador Carlos Newton Jr., o escritor Bráulio Tavares, a doutora Waldenice Nogueira Galvão, o diretor Luiz Fernando Carvalho e a jornalista Adriana Victor, que faz lançamento de seu livro Ariano Suassuna: Um Perfil Biográfico (confira box abaixo).
O programa inclui a exibição de filmes inspirados na obra de Suassuna no Memorial da América Latina. No dia 29 será exibido "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, o inédito "O Sertãomundo de Suassuna", de Douglas Machado e Música Armorial, de Ana Paula Campos. No dia 30, é a vez de "A Farsa da Boa Preguiça" e "Uma Mulher Vestida de Sol", de Luiz Fernando Carvalho. Também acontece a reapresentação de "Música Armorial", além do documentário "Quaderna", de Alexandre Montoro.
Na música, o Duo Virundum apresenta no dia 22 "A Saga do Viajante", uma viagem da viola e do clarinete pelas raízes musicais do Sertão brasileiro, no Centro Cultural São Paulo. O movimento armorial é influência para o repertório do Quarteto Pererê, que mostra "Saci Armorial" no Memorial da América Latina, dia 28/9. No dia 30, no mesmo local, acompanhado de seu Quarteto, o músico Antonio Nóbrega faz show com músicas de seus sete últimos espetáculos com muitos baiões, maracatus, frevos-canções e marchas-de-bloco.
A obra teatral de Suassuna também ganha destaque. No dia 19 de setembro é apresentado no Teatro Sérgio Cardoso o espetáculo "Fernando e Isaura", primeiro romance de Suassuna que pela primeira vez é encenado na cidade, com atores pernambucanos e o grupo sa
GRAMA. É necessário retirar ingresso na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.
No dia 22 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, o ator Antonio Abujamra faz leitura ao vivo de trecho de "Auto da Compadecida. Já no Memorial da América Latina, no dia 25, Cacá Carvalho faz leitura dramatizada de "A Pedra do Reino".
As crianças ganham programação especial no Centro Cultural São Paulo. De 22 a 30/9, sempre às 15 horas, elas têm atividade com contadores de histórias da Cia. de Teatro Terceiro Toque.
No Memorial da América Latina, de 18 a 30/9, o escritor ganha a exposição "Ariano Suassuna: Uma Fotobiografia" com mais de uma centena de fotos com registros que vão desde a infância até os dias atuais. No Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura, de 20 a 19/9, acontece a exposição "Do Reino Encantado", com fotos inéditas de Gustavo Rosa.
O projeto "Ariano Suassuna 80 anos - O Local e o Universal" tem o patrocínio da Nossa Caixa.
programação:
* também disponível no site <http://www.nossacaixa.com.br/>
Memorial da América Latina Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda – 3823.4600(Biblioteca Latino-Americana Victor Civita - Entrada e estacionamento gratuito - portão 6)(Auditório Simón Bolívar - Entrada - portão 13 / Estacionamento - portão 15 (R$ 10,00)
18 de setembro, a partir das 19h30
Cerimônia de abertura
Aula-espetáculo com Ariano Suassuna (convites limitados) no Auditório Simón Bolívar* as inscrições podem ser feitas no site <http://www.nossacaixa.com.br/> www.nossacaixa.com.br
20 de setembro, a partir das 19h30, no Auditório da Biblioteca Palestra "Estética e Socialismo em Ariano Suassuna" com Lucila Nogueira
Depoimento – Luiz Fernando Carvalho
21 de setembro, a partir das 19h30, no Auditório da Biblioteca Palestra "Ariano Suassuna, artista plástico", com Carlos Newton Jr.
Depoimento – Adriana Victor
* logo após o depoimento, a jornalista faz lançamento do livro "Ariano Suassuna: Um Perfil Biográfico"
25 de setembro, a partir das 19 horas, no Auditório da Biblioteca Palestra "O Sertão e o Mar no Romance da Pedra do Reino" com Bráulio Tavares
Leitura dramática de "A Pedra do Reino" com Cacá Carvalho
28 de setembro, a partir das 19h30, no Auditório da Biblioteca Palestra "O Regionalismo e a Literatura do Sertão" com Walnice Nogueira Galvão
Apresentação musical "Saci Armorial" com o Quarteto Pererê
29 de setembro, a partir das 16 horas, no Pavilhão da Criatividade
16 horas - filme "O Auto da Compadecida", com direção de Guel Arraes.
Duração 104 minutos
18 horas – filme "O Sertãomundo de Suassuna", com direção de Douglas Machado (inédito em São Paulo). Dur. 80 minutos19h30 – filme "Música Armorial", com direção de Ana Paula Campos. Dur. 21 minutos
30 de setembro, a partir das 16 horas, no Pavilhão da Criatividade
16 horas – filme "A Farsa da Boa Preguiça", com direção de Luiz Fernando Carvalho
17 horas – filme "Uma Mulher Vestida de Sol", com direção de Luiz Fernando Carvalho
18 horas - filme "Música Armorial", com direção de Ana Paula Campos. Dur. 21 minutos
18h30 – documentário "Quaderna", com direção de Alexandre Montoro. Dur. 46 minutos
20h30 – apresentação musical no Auditório Simon Bolívar com Antonio Nóbrega e Quarteto (as inscrições podem ser feitas no site
<http://www.nossacaixa.com.br/> www.nossacaixa.com.br)
* de 18 a 30 de setembro (segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Sábados, das 9 às 15 horas)
Exposição Ariano Suassuna: Uma Fotobiografia
Curadoria: Anselmo Maciel
Textos, legendas e consultoria: Carlos Newton Jr.
Montada originalmente na Galeria Manuel Bandeira, da Academia Brasileira de Letras, a exposição apresenta fotos do escritor, desde a primeira infância até os dias atuais. O visitante terá a oportunidade de conhecer, além de episódios da história pessoal de Suassuna, boa parte de sua trajetória intelectual e literária, a partir de fotos inéditas do autor com alguns dos seus grandes amigos como José Cândido de Carvalho, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz e Paulo Freire, entre tantos outros.
TEATRO SÉRGIO CARDOSO Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – sala Sérgio Cardoso – 3251.5122
Dia 19/9, às 19h30
Teatro. Fernando e Isaura. Com elenco de atores de Pernambuco e grupo
musical SaGRAMA.Fernando e Isaura, primeiro romance de Ariano Suassuna (1956), versão brasileira e nordestina de lenda alemã Tristão e Isolda, foi adaptado especialmente para esta montagem. A história, ambientada às margens do Rio São Francisco, nas terras do estado de Alagoas, revela o rico universo cultural da região, por onde as personagens vivem e convivem com os protagonistas do drama amoroso e fatal.A participação do Grupo SaGRAMA (responsável pelo trilha do filme O Auto da Compadecida), tocando ao vivo, dá ao ator e a cena uma vivacidade ímpar, marcando e pontuando a gestualidade e as intenções.
Direção: Paula Reno. Adaptação e Encenação: Carlos Carvalho. Direção de corpo e coreografias: Maria Paula Costa Rego. Cenografia e Adereços: Uziel Lima. Figurino: Uziel Lima e Dantas Suassuna. Pinturas do figurino: Dantas Suassuna. Direção musical e Trilha sonora original: Sérgio Campelo. Letras das músicas (exceto a de domínio popular): Carlos Carvalho.Elenco: Bobby Mergulhão (Fernando); Paula de Renor (Isaura); Cira Ramos(Nereuza e outros personagens); Carlos Lira (Viventão e outros); Marcelino Dias (Manoel Flores e outros); Ana Montarroyos (Ritinha e outros); Sérgio Gusmão (Marcos Fonseca e Mestre Serafim).Músicos do SaGRAMA: Sérgio Campelo e Frederica Bourgeois (flautas), Crisóstomo Santos (clarinetes), Cláudio Moura (viola nordestina), Fábio Delicato (violão), João Pimenta (contrabaixo), Antônio Barreto, Tarcísio Resende e Homero Basílio (percussão), Andressa d'Ávila (violino e rabeca).
* retirar ingresso na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – 3383.3400
22 de setembro, a partir das 20 horas
Leitura dramática de "Auto da Compadecida" com Antonio Abujamra
Apresentação musical "A Saga do Viajante", com Duo Virundum
22, 23, 29 e 30 de setembro, às 15 horas
Apresentação "A História do amor de Romeu e Julieta", com os contadores de história Cia. de Teatro Terceiro Toque.
Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura
Rua Álvares Penteado, 70 – II Mezanino – 3244.6838
De 20 de setembro a 19 de outubro (segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas)
Exposição "Do Reino Encantado"
Curadoria: Carlos Newton Jr.
O fotógrafo Gustavo Moura apresenta parte do importante acervo artístico e documental que vem organizando ao longo de mais de uma década, como produto de seu trabalho na Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba. Além de fotos inéditas de Suassuna, o visitante encontrará algumas fotos que Gustavo Moura publicou em seu livro "Do Rein
09/14/2007
Artigos Relacionados
Aniversário do Ipea terá palestra de Ariano Suassuna
Ipea comemora 47 anos com palestra de Ariano Suassuna
Antonio Nóbrega encerra comemorações a Ariano Suassuna
CRE apoia indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura
Senado realizará sessão especial em homenagem a Ariano Suassuna
Memorial oferece espetáculo de circo gratuito no dia 5