Ipea comemora 47 anos com palestra de Ariano Suassuna



O escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, apresentou na terça-feira (13), em Brasília, palestra de comemoração aos 47 anos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Cerca de 300 pessoas entre servidores, colaboradores do instituto, convidados dos demais órgãos de governo e da sociedade assistiram ao debate sobre o tema Cultura e Desenvolvimento. O evento teve patrocínio do Banco do Nordeste e foi transmitido ao vivo pelo site do Ipea.

“Meti na cabeça que o povo brasileiro tinha me encarregado uma missão: de defender a cultura brasileira. Quis mostrar, então, que temos uma arte, uma dança, uma música de qualidade”, disse Suassuna. Ele disse estar preocupado com a massificação da cultura. “Essa invasão cultural baseada no gosto médio é a pior coisa que pode existir. Quando era jovem, e olha que faz muito tempo, havia um desprezo generalizado pelo Brasil e pelo seu povo. Os próprios brasileiros tinham esse preconceito contra o que a gente chama de cultura e arte brasileira”.

A presidenta Dilma Rousseff não pode comparecer ao evento e enviou mensagem ao instituto, afirmando que “o Ipea pensa o Brasil, tem compromisso com o País e com o povo brasileiro, e suas pesquisas e análises são referência para o debate das grandes questões nacionais. Os estudos produzidos por seu corpo técnico não subsidiam somente a formulação de políticas pelo governo. Estão à disposição de toda a sociedade brasileira”.

 

Alcance

No início da cerimônia, a plateia assistiu ao documentário “Rotas do Ipea”, que conta a historia de Danilo Bezerra Vieira, um jovem de 16 anos que montou uma biblioteca comunitária em sua casa, no município de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte. O estudante escreveu ao instituto pedindo livros e recebeu as publicações.

Após o filme, Danilo foi chamado a comparecer ao palco. “O conhecimento deve estar ao alcance de todos, inclusive na realidade rural. Quem visa um País desenvolvido tem que começar com a educação. Dei o pontapé com a biblioteca, porque acredito que essa é minha missão.” A ideia do jovem foi elogiada por Suassuna, que apontou a leitura como sua paixão desde a infância.


Fonte:
Ipea



14/09/2011 15:52


Artigos Relacionados


Aniversário do Ipea terá palestra de Ariano Suassuna

Antonio Nóbrega encerra comemorações a Ariano Suassuna

Ariano Suassuna participa de aula espetáculo no Memorial

CRE apoia indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura

Senado realizará sessão especial em homenagem a Ariano Suassuna

Senado comemora os 45 anos de criação do Ipea