CRE apoia indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura
Autor de obras como O Auto da Compadecida, o escritor paraibano Ariano Suassuna poderá ser indicado pelo Brasil como candidato ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. Este é o objetivo do requerimento 234/12, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que foi aprovado nesta quinta-feira (24) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Por meio do requerimento, o senador solicita que a Presidência do Senado, “utilizando os meios diplomáticos competentes”, indique o nome de Susssuna à apreciação da Academia Sueca, como candidato brasileiro ao prêmio. Requer ainda que a instrução do pedido seja feita com colaboração do Ministério das Relações Exteriores.
Na justificativa de seu requerimento, Cunha Lima observa que a vida e a obra de Suassuna contêm “uma expressão filosófica que consegue transpor as limitações temporais e de gerações, conseguindo atingir todos os públicos e transportar-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”. Ele recorda ainda que há traduções de obras do escritor para línguas como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês.
Ao apresentar seu voto favorável, o relator ad hoc do requerimento, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que a comissão não poderia negar “apoio unânime” à proposta, no sentido de levar em consideração da Academia Sueca o nome do escritor.
24/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Requerimento apóia indicação de Pastoral da Criança ao Nobel da Paz
Aniversário do Ipea terá palestra de Ariano Suassuna
Ipea comemora 47 anos com palestra de Ariano Suassuna
Antonio Nóbrega encerra comemorações a Ariano Suassuna
Ariano Suassuna participa de aula espetáculo no Memorial
Senado realizará sessão especial em homenagem a Ariano Suassuna