Arlindo Porto pede atualização do Simples



O senador Arlindo Porto (PTB-MG) pediu nesta terça-feira (3) a atualização dos valores que determinam a inserção das empresas no Simples (Sistema Integrado de Pagamentos de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte). Para Arlindo, houve uma erosão dos valores legais que estabelecem -a própria definição de microempresa e empresa de pequeno porte-.

O limite superior de receita anual para que uma empresa seja considerada micro é de R$ 120 mil, enquanto o valor correspondente para a empresa de pequeno porte é de R$ 1,2 milhão. Esses valores, afirmou o senador, significaram um estímulo às empresas menores quando foram estabelecidos em lei, mas agora, devido a inflação, -é mais do que oportuno que esse valores sejam atualizados-.

O Simples está em vigor desde 1º de janeiro de 1997 e consiste no pagamento unificado, com tarifas favoráveis, do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade (Cofins), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), INSS Patronal e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), explicou o senador.

A atualização dos valores do Simples são especialmente importantes no momento atual, de aumento do desemprego, argumentou ainda Arlindo Porto. As micro e pequenas empresas precisam ser estimuladas e transformadas na sólida base da economia nacional, como o são na Alemanha e na Itália, países onde as pequenas empresas lideram as estatísticas de exportação, comparou.



03/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arlindo Porto pede mutirão para salvar o Rio São Francisco

Arlindo Porto pede que governo federal ajuste contas com estados

Marta Suplicy defende atualização do Simples Nacional

ACM acredita em vitória de Arlindo Porto

ARLINDO PORTO DÁ EXEMPLO DE MUTUÁRIO DO SFH

ARLINDO PORTO QUER REVISÃO URGENTE DO IDH-14