Arlindo Porto pede que governo federal ajuste contas com estados



Preocupado com a situação econômico-financeira de Minas Gerais, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) apelou ao presidente Fernando Henrique Cardoso para que oriente sua equipe econômica a encontrar uma solução de ajuste de contas com o estado. Ele explicou que Minas Gerais assumiu despesas e obras, principalmente de construção e manutenção de rodovias, que seriam de responsabilidade do governo federal e agora depende do ressarcimento desses recursos para cumprir agenda de pagamento de pessoal.

O senador disse que tanto o governo de Minas Gerais quanto a população mineira vivem hoje uma expectativa de que o presidente da República cumpra as promessas pré-eleitorais de repassar ao estado cerca de R$ 1,2 bilhão gastos com reparos na BR-354. Esse dinheiro, relatou, será utilizado para pagamento do salário de dezembro e do 13º salário dos funcionários públicos estaduais.

Segundo lembrou Arlindo, o atual governador de Minas Gerais, Itamar Franco, e o futuro governador, Aécio Neves, têm feito gestões junto ao governo federal para acabar com o impasse, cobrando não apenas o compromisso assumido por Fernando Henrique, mas também a urgência na decisão.

- Se assim não for feito, ficará uma imagem de oportunismo eleitoreiro, gerando descrença no povo e na classe política. Ninguém tem o direito de frustrar as expectativas da população - salientou Arlindo Porto, acrescentando que, para ele, a solução depende apenas de uma decisão política e não das condições do ajuste.

Arlindo Porto sugeriu que o modelo a ser adotado para esse ajuste de contas seja duradouro e independente do governo que esteja no poder. Disse também que a definição para Minas Gerais deve também ser estendida aos demais estados que estejam em dificuldades financeiras.

Em aparte, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) solidarizou-se com as preocupações do orador, lembrando que, realmente, a situação de Minas é similar à de outras unidades da federação, reconhecendo, porém, que o caso daquele estado é mais grave. Para Bezerra, é importante que o governo federal cumpra a palavra empenhada.



05/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arlindo Porto apela por melhoria da situação financeira dos estados

Arlindo Porto diz que TRF em Minas assegura acesso da população à Justiça Federal

Arlindo Porto pede atualização do Simples

Arlindo Porto pede mutirão para salvar o Rio São Francisco

Luiz Henrique pede que governo federal renegocie dívida dos estados

Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas