Armando Monteiro alerta para perda de competitividade da indústria brasileira



O senador Armando Monteiro (PTB-PE) expressou, nesta quarta-feira (29), sua preocupação com a perda de competitividade do setor industrial brasileiro, ocorrida nas últimas décadas.

Ele assinalou o fato de que a indústria manufatureira nacional vem perdendo posição relativa na formação do produto econômico do país desde os anos 80, quando era responsável pela geração de mais de 30% do produto interno bruto (PIB), até atingir apenas 15% atualmente.

A queda da participação da industria no PIB brasileiro, disse Armando Monteiro, não deve ser atribuída apenas ao crescimento do setor terciário, como ocorre em países desenvolvidos, mas revela um claro processo de desindustrialização em curso.

— O que está acontecendo no Brasil, por assim dizer, é um processo precoce de desindustrialização, porque nós somos, ainda, um país de renda média e que, por isso, não deveríamos ter uma posição já tão clara e tão pronunciada de perda de posição relativa da indústria — alertou.

Na opinião de Armando Monteiro, o Brasil, para que tenha condições de competir com os principais players asiáticos na área da exportação de manufaturados, deverá primeiro reduzir seus custos de produção, desenvolver capacidade de inovação tecnológica, bem como lutar para superar gargalos estruturais, como os da área de infraestrutura de transportes e do sistema tributário anacrônico.



29/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro defende agenda para aumentar competitividade da indústria brasileira

Osmar adverte para perda de competitividade da indústria brasileira

Armando Monteiro comemora crescimento da indústria naval no Brasil

Armando Monteiro pede medidas urgentes de apoio à indústria

Armando Monteiro diz que 'presença avassaladora' de importados está desestabilizando a indústria nacional

Luiz Henrique manifesta preocupação com perda de competitividade da indústria