Armando Monteiro defende mudanças no ensino médio




O senador Armando Monteiro (PTB-PE), em discurso nesta quarta-feira (5), destacou que o investimento para melhoria da qualidade do ensino médio é um dos principais desafios do sistema educacional brasileiro. Em sua opinião, o ensino médio deve deixar de ser uma mera etapa de passagem para a educação superior e também passar a ter um caráter mais terminativo, voltado para a educação profissional.

Essa mudança propiciaria a inclusão do jovem no mercado de trabalho, e permitiria que a sociedade tivesse um retorno mais rápido do investimento do Estado em sua educação. Atualmente, o ensino médio apenas valoriza a formação acadêmica desconsiderando as necessidades do mercado de trabalho. Segundo disse o senador, é preciso superar esse modelo de formação generalista, diversificando os conteúdos.

- Isso daria uma oportunidade aos jovens de ingressarem com mais rapidez no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, atender a urgência do setor produtivo, que padece de escassez de mão de obra. Essa é uma agenda prioritária para o país - disse.

Por este motivo, afirmou Armando Monteiro, é essencial que o Senado aprove projetos como o que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o PLC 78/2011. Ele também comemorou a aprovação do PLC 77/2011, que modificou o Supersimples, ocorrida mais cedo em Plenário.



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro comemora expansão da rede federal de ensino no Brasil

Armando Monteiro defende fim da intervenção no Mercantil

Armando Monteiro defende o Programa Mais Médicos

Armando Monteiro defende modernização das leis trabalhistas

Armando Monteiro defende renovação do programa Reintegra

Armando Monteiro defende ampla reformulação da legislação penal