Armando Monteiro: Rio+20 decepcionou os que esperavam resultados mais palpáveis
Em discurso nesta quarta-feira (27), o senador Armando Monteiro (PTB - PE) disse que a Rio+20 decepcionou os que esperavam soluções mais palpáveis. O senador afirmou que, na visão dos críticos o encontro apenas repetiu promessas e adiou ações. Entre as decisões adiadas, está a que trata do mecanismo de financiamento ao desenvolvimento sustentável e o acesso a tecnologias mais limpas e o acordo global sobre a proteção da biodiversidade em alto-mar.
- Considerado tímido, o documento O futuro que queremos deixou para 2015 a definição das metas sociais e ambientais: os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, que deveriam substituir as atuais Metas do Milênio – explicou.
Armando disse que a conferência ocorreu em momento complexo e difícil tanto para as economias desenvolvidas como as emergentes e relatou que a presidente da República Dilma Rousseff prefere ver o encontro como um ponto de partida e não de chegada.
- Mas não é pouco o processo instaurado – e a ser solidificado – que a Rio+20 deixou como legado. A Assembleia Geral da ONU deverá criar, ainda em 2012, grupo de trabalho que dará prosseguimento aos compromissos firmados – afirmou.
O senador disse que a falta de resultados não exime o Brasil de já trabalhar para ter uma estratégia de captura das oportunidades da economia verde. De acordo com ele, o país precisa avançar na agenda global rumo ao desenvolvimento sustentável. Além disso, Armando Monteiro lembrou que a erradicação da pobreza é tema de destaque na agenda ambiental e ressaltou que políticas contra a pobreza são desafios já antecipados pelo Brasil e prioridade do governo.
- O Brasil conta com uma combinação de recursos que o coloca em posição privilegiada para desenvolver-se de forma economicamente viável, ambientalmente sustentável e com inclusão social – disse.
Armando Monteiro finalizou dizendo que o grande desafio dos países é manter vivo o espírito de negociação e cooperação que tem gerado compromissos de países desenvolvidos e em desenvolvimento no enfrentamento de problemas globais.
27/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro defende o Programa Mais Médicos
Armando Monteiro pede mais eficiência na gestão pública
Armando Monteiro critica 'spread' e espera mais redução nos juros
Seca já prejudicou mais de 100 mil produtores rurais apenas em Pernambuco, informa Armando Monteiro
Armando Monteiro se diz inconformado com não votação da MP 601
Armando Monteiro defende fim da intervenção no Mercantil