Armas de fogo acarretam prejuízo ao país, afirma Lúcia Vânia



O uso de armas de fogo no Brasil tem um alto custo social, afirmou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para quem a falta de controle sobre esse uso repercute negativamente na economia do país e na formação do jovem brasileiro, além de causar -dor, saudade e indignação-.

- A queda de produtividade gerada pela perda da força de trabalho causada por armas de fogo já consome 10% do PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil - disse Lúcia Vânia.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citada pela senadora, o uso de armas aumentou o número de mortes no país, diminuindo a expectativa de vida do brasileiro.

À frente da Subcomissão da Criança, do Adolescente e da Juventude e presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Lúcia Vânia disse que as armas de fogo comprometem o futuro de jovens que convivem diariamente com a violência, impedindo-os de exercer sua cidadania.

Na opinião da senadora, embora a votação do Estatuto do Desarmamento não resolva definitivamente os problemas de segurança pública, ela comprova o engajamento do Senado Federal no desarmamento da população.



23/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE vota projeto que restringe uso de armas de fogo no país

CRE vota projeto que restringe uso de armas de fogo no país

Primeiro sistema de detecção de armas de fogo do País é apresentado no RS

Lúcia Vânia comemora 25 anos da anistia política no país

Lúcia Vânia manifesta otimismo quanto ao futuro do país

Lúcia Vânia diz que o país tem muito a fazer pelos afro-brasileiros