Arns assinala importância de audiência sobre tabaco e promulgação da convenção sobre direitos das pessoas com deficiência



O senador Flávio Arns (PT-PR), em discurso nesta terça-feira (8), registrou três eventos ocorridos na última semana que representam "um impacto positivo para milhões de brasileiros". O primeiro deles foi a audiência pública que debateu o envolvimento de crianças e adolescentes em plantações de fumo no Paraná, com a presença do Ministério Público do Trabalho, representantes de produtores do fumo, das indústrias e dos Ministérios da Agricultura e Trabalho.

O parlamentar lembrou, lamentando, o não-cumprimento da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz respeito ao incentivo a culturas alternativas para a cultura do tabaco. Ele salientou que crianças e adolescentes que se envolvem nesse trabalho por muito tempo passam por dificuldades na escola e apresentam níveis de nicotina elevados no organismo.

Outro ponto mencionado pelo senador foi a aprovação, pelo Senado, do texto da Convenção da ONU para os Direitos das Pessoas com Deficiência, já assinada pelo Brasil, que aborda direitos básicos como educação, assistência, saúde e trabalho dos cidadãos com deficiência. A promulgação do texto ocorrerá nesta quarta-feira (9), em solenidade marcada para as 11h30.

Flávio Arns citou ainda o debate com o Ministério da Saúde sobre o acesso da pessoa com deficiência a tratamentos odontológicos.



08/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada na CRE convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência

CRE examina Convenção sobre Direitos de Pessoas com Deficiência

Senado aprova texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Senadores aprovam texto de convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência

Garibaldi diz que aprovação de convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência é prioridade

Senadores debatem Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência