ARRUDA: CÓDIGO DE ÉTICA INAUGURA NOVO MODELO DE CONVIVÊNCIA ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE



O líder do governo no Senado, José Roberto Arruda (PSDB-DF), afirmou nesta terça-feira (dia 22) que as medidas de controle e moralização da administração pública federal, anunciadas pelo presidente da República, sinalizam a criação de um novo modelo de convivência entre poder público e sociedade.
- Mais do que uma mudança comportamental, o Código de Ética sinaliza para uma mudança cultural imprescindível e aclamada por toda a sociedade - acrescentou.
Para Arruda, o governo federal "teve a humildade de fazer uma autocrítica", de reconhecer que seus sistemas de controle interno são frágeis e de alertar os poderes Judiciário e Legislativo para a necessidade de fortalecer controles que evitem o desvio de recursos públicos.
A cobertura dos principais jornais ao anúncio do governo, na opinião do senador, mostra que, num momento em que o próprio presidente vai a público defender um código de conduta para a administração pública e convocar a sociedade para dar sua contribuição, a democracia representativa passa a conviver com a democracia participativa.
Além disso, poucas vezes a vida pública nacional teria, conforme Arruda, assistido à afirmação de um consenso tão significativo como o que reuniu parlamentares do governo, da oposição e os mais importantes colunistas do jornalismo brasileiro em torno da importância do anúncio feito ontem.
De fato, acrescentou o líder do governo, só o exercício continuado da democracia, as virtudes das liberdades de imprensa, de expressão e de crítica da sociedade permitem que vícios éticos e culturais seculares possam ser ultrapassados. "O Brasil corrige seus próprios equívocos à medida que tem coragem de discuti-los publicamente", observou.
É importante, finalizou Arruda, que o novo código de comportamento ético não se restrinja à esfera federal, abrangendo também estados e municípios, mesmo porque ele traduz, a seu ver, "o anseio da sociedade, que deseja mudança de comportamento, rigor, compromisso ético e transparência na administração pública".

22/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouvidorias aproximam poder público da sociedade, diz presidente do Senado

Mesa de diálogo entre governo e sociedade debate modelo energético do País

Comissão sugere uso da mediação em conflitos entre poder público e particulares

Texto do novo Código Florestal coloca em questão modelo de desenvolvimento

ALCÂNTARA: PESQUISA ENTRE JOVENS EVIDENCIA NECESSIDADE DE MOBILIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO

SUPLICY REQUER INFORMAÇÕES SOBRE CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO