SUPLICY REQUER INFORMAÇÕES SOBRE CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou nesta terça-feira (dia 1) requerimento em que solicita informações ao ministro do Planejamento e Orçamento, Martus Tavares, sobre a implementação do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, em toda a administração pública federal direta e indireta. O senador também quer saber quantas Comissões de Ética foram criadas e onde estão funcionando, bem como qual o procedimento adotado pelo governo quando toma conhecimento de que algum servidor infringiu as normas do código.
Suplicy explicou que tomou a iniciativa de apresentar o requerimento de informações devido às irregularidades divulgadas pela imprensa envolvendo diversos servidores públicos, "inclusive o ex-ministro Eduardo Jorge Caldas Pereira, auxiliar direto do presidente da República". Para ele, as informações solicitadas são de fundamental importância para o esclarecimento das denúncias apresentadas pela imprensa e para o aprimoramento da legislação.
Suplicy sugeriu que, caso ainda não exista, o Congresso Nacional comece a pensar na elaboração de um código de ética para coibir pessoas que ocuparam cargos importantes e depois, quando vão para a iniciativa privada, aproveitam-se das informações que obtiveram no governo.

01/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY REQUER INFORMAÇÕES SOBRE CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA

Suplicy requer informações a ministérios sobre criação de municípios

SUPLICY QUER INFORMAÇÕES DE CALHEIROS SOBRE REGULAMENTAÇÃO DO CÓDIGO DE TRÂNSITO

Senador requer informações sobre contratos da Cobra

ÁLVARO REQUER INFORMAÇÕES SOBRE A DÍVIDA DO PARANÁ

Demóstenes requer informações sobre sorteio da Megasena