ARRUDA DESTACA QUE BRASÍLIA POSSIBILITOU INTERIORIZAÇÃO



Um dos autores do requerimento propondo a sessão solene realizada nesta terça-feira (dia 26) pelo Senado em homenagem aos 40 anos de Brasília, o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) disse que a capital não foi fundada apenas para ser uma cidade bonita, moderna e de arquitetura arrojada, mas para ser a tradução e o símbolo do desejo do presidente Juscelino Kubitschek da interiorização nacional. Ele lembrou que antes o desenvolvimento do país estava centrado apenas no litoral.
- A partir de Brasília o país interiorizou o seu desenvolvimento e criou condições para dominar a tecnologia de produção do cerrado, conheceu as belezas do Pantanal, desbravou a Amazônia e conquistou o seu próprio território - comentou José Roberto Arruda.
O senador também contou a história de como Juscelino Kubitschek assumiu o compromisso de construir e transferir a capital da República para Brasília. Arruda disse que no primeiro comício do então candidato à presidência, no município de Jataí (GO), JK após concluir seu discurso foi interpelado por Toniquinho, cunhado do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que perguntou se ele cumpriria tudo o que a Constituição previa, inclusive mudar o local da capital do país.
Juscelino tinha como um dos pontos principais de sua campanha o respeito e o cumprimento ao que estabelecia a Constituição, que trazia entre os seus itens a determinação de que a capital federal deveria ser transferida para o Planalto Central, em uma área já demarcada, onde futuramente foi construída Brasília. Passados alguns instantes de perplexidade, relatou Arruda, JK reafirmou o compromisso de cumprir toda a Constituição, inclusive o item que falava na transferência oficial da sede do governo.
Além de saudar Juscelino Kubitschek por ter idealizado e construído Brasília, Arruda homenageou várias outras personalidades e pioneiros anônimos que contribuíram para que o sonho do ex-presidente se tornasse realidade, entre eles o ex-senador Emival Caiado, o coronel Afonso Heliodoro, o deputado federal Constituinte Geraldo Campos, o empresário de comunicações Mário Garófalo e o dirigente do PSDF Gustavo Ribeiro.

26/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA DESTACA IMPORTÂNCIA DE ANÍSIO NO PROJETO EDUCACIONAL DE BRASÍLIA

Serys destaca interiorização das ações do governo Lula e homenageia nadadora

Agripino diz que recuo do governo possibilitou apoio do PFL

ARRUDA QUER A ANP COM SEDE EM BRASÍLIA

Pioneiro de Brasília assumirá vaga de Arruda

ARRUDA DIZ QUE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA É A MELHOR DO PAÍS