ARRUDA PROPÕE COMISSÃO DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR FUTEBOL



Declarando-se um apaixonado pelo esporte, o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) aproveitou a vitória do tenista Gustavo Kuerten no torneio de Roland Garros para sugerir a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito que investigue o futebol brasileiro. Para Arruda, um esporte que agrega tanta emoção não pode ser tratado da forma como ocorre no Brasil, onde é movido por interesses comerciais e particulares.
- Na hora da partida tenho dúvidas se os jogadores estão defendendo o Brasil ou a marca que os patrocina - disse o senador ao lembrar a derrota do Brasil para a França na última Copa do Mundo, quando, segundo afirmou, Ronaldinho foi colocado em campo ao sair do hospital porque a marca que o patrocinava assim o exigia.
Arruda referiu-se também à situação do Gama, time do Distrito Federal, que, mesmo classificado em 14º lugar, não foi incluído pela CBF entre os 20 times que participarão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro do ano 2000. O senador se disse espantado que, depois de o Gama ganhar várias ações na Justiça, a CBF tenha respondido que o futebol não pode ser acionado na Justiça. "Quer dizer que a lei existe para todos, menos para o futebol?", questionou.
O senador disse esperar que depois de uma investigação séria sobre os interesses que envolvem o futebol, o Brasil possa receber do esporte alegrias como a que Guga ofereceu neste domingo (dia 11). Sobre a vitória de Guga, o parlamentar ressaltou que é fruto também do investimento feito pelo estado de Santa Catarina, que vem há algum tempo incentivando o tênis nas escolas. Ele frisou que esse esporte, por ser caro, necessita de apoio governamental, e que o governo catarinense vem realizando isso a um custo baixo.
Arruda lembrou a simplicidade e a origem humilde de Guga, dizendo que, com sua criatividade, o povo brasileiro demonstra ao mundo que se trata de um povo vitorioso, apesar das dificuldades que enfrenta. O senador também destacou a importância da vitória de Guga para a divulgação do esporte entre os jovens.
Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou Arruda por ter levantado o problema do futebol, "mesmo na hora de se comemorar a glória". Simon disse que a questão da derrota do Brasil para a França, levantada pelo orador, é tão séria que merece uma apuração aprofundada.

12/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão propõe aprimorar painel e inquérito para punir servidores

Cristovam propõe a criação de uma comissão permanente de inquérito

MP abre inquérito para investigar preço do gás de cozinha no Rio Grande do Sul

PF abre inquérito para investigar vazamento de petróleo na Bacia de Campos

ARRUDA PROPÕE COMISSÃO ESPECIAL PARA COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DE BRASÍLIA

Polícia Legislativa abre inquérito para investigar denúncias do casal Zoghbi