Arthur Virgílio analisa resposta de Lula a Morales: "Foi fraca"
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), classificou a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nacionalização Da exploração do petróleo e do gás na Bolívia como "um gesto pequeno por parte da diplomacia brasileira. Segundo o senador, até o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero, reagiu com veemência em repúdio ao gesto de Morales, advertindo o governo boliviano das conseqüências políticas internacionais do ato.
De acordo com o senador, que comentou notas das colunas das jornalistas Dora Kramer (O Estado de S. Paulo) e Miriam Leitão (O Globo), a nota oficial do governo brasileiro limitou-se ao reconhecimento da soberaniada Bolívia sobre a produção do seu sub-solo, demonstrando que Morales cumpriu promessa de campanha, uma vez que é um político populista.
Ao Brasil restou, segundo o senador, digerir possíveis desdobramentos econômicos como uma previsível crise no abastecimento em médio prazo e a incerteza das empresas consumidoras de gás natural.
- Lula me parece menos preparado que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que aos poucos vai enfraquecendo a liderança do Brasil na América do Sul - assinalou o parlamentar pelo Amazonas.
Nacionalização da exploração do petróleo e do gás na Bolívia movimenta o Plenário
03/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio afirma que Evo Morales desrespeitou o Congresso
Arthur Virgílio quer resposta do MEC a denúncia contra escolas do MST
Arthur Virgílio diz que Congresso tem que dar uma resposta à sociedade sobre o projeto 'ficha limpa'
Arthur Virgílio: resposta do PT dada por Ideli Salvatti às denúncias da "Época" foi pífia
Arthur Virgílio: "Lula amarelou"
Arthur Virgílio condena declarações de Lula