Arthur Virgílio: resposta do PT dada por Ideli Salvatti às denúncias da "Época" foi pífia



Falando pela liderança do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) manifestou seu inconformismo diante das explicações dadas pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC). Para ele, a resposta foi "pífia" e totalmente inadequada à gravidade das acusações de corrupção nas campanhas eleitorais do partido, contidas na revista Época.

- Exijo uma resposta de verdade, não o escapismo de demitir Waldomiro e solicitar investigações da Polícia Federal. É tolice acreditar que outros fatos enterrarão uma denúncia tão grave e bem documentada. Nem que Bush invada outro país, o PSDB não esquecerá o caso - garantiu.

Para Arthur Virgílio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está devendo uma resposta aos milhões de brasileiros que votaram nele, uma resposta à altura de sua biografia. Poderia começar ordenando, à base de sustentação do governo, que assine o requerimento de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias a fundo, sugeriu.

O senador pediu ainda garantias de vida para Waldomiro Diniz, lembrando que seis pessoas ligadas aos episódios da Prefeitura de Santo André [assassinato do petista Celso Daniel e denúncias de corrupção na administração municipal] já morreram acidentalmente.

- Já é difícil aceitar Waldomiro como bode expiatório. Pior ainda se estiver morto - disse.

Arthur Virgílio disse que as denúncias da Época precisam ser levadas a sério, porque se trata de uma revista de boa reputação, feita por jornalistas sérios. Entre outros fatos, observou, o governo precisa esclarecer se Waldomiro enganou todas as autoridades do governo para ser nomeado assessor parlamentar do Planalto ou se o governo já sabia das suspeitas que o cercavam.

- Em qualquer das hipóteses fica claro que o governo, coitadinho, está despreparado para exercer o poder político do país. De qualquer maneira, está na hora de o PT seguir o provérbio que sempre pregou quando estava na oposição, "quem não deve não teme", assinando o pedido de abertura da CPI - concluiu Arthur Virgílio.



13/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio exige explicações do governo sobre denúncias da revista "Época"

'Joaquim Nabuco rompeu com os preconceitos de sua época', diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio quer resposta do MEC a denúncia contra escolas do MST

Arthur Virgílio analisa resposta de Lula a Morales: "Foi fraca"

Ideli Salvatti diz que governo vai apurar a fundo as denúncias de corrupção no governo

Arthur Virgílio diz que Congresso tem que dar uma resposta à sociedade sobre o projeto 'ficha limpa'