Arthur Virgílio: Ancinav e CFJ são manifestações autoritárias



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), identificou em documento aprovado pelo Foro de São Paulo, criado em 1990 com o apoio do PT e do presidente de Cuba, Fidel Castro, a fonte de inspiração para o que classificou de "manifestação totalitária" contida nos projetos de criação da Agência Nacional de Cinema e Vídeo (Ancinav) e do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ).

O documento considera "urgente a constituição de um controle público, não necessariamente estatal, sobre os meios de comunicação e telecomunicação". Aponta ainda a necessidade de o setor ter um sentido estratégico no "enfrentamento ao neoliberalismo". O que significaria, de acordo com o texto, os partidos representados no foro abandonarem a concepção "puramente instrumental" da informação para adotarem uma postura de construção de políticas de comunicação.

A divulgação do documento ocorreu por iniciativa do cineasta e jornalista Ipojuca Pontes, por meio de artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, que o senador pediu para ser incluído nos Anais do Senado. Virgílio também solicitou que fosse anexado a seu pronunciamento artigo do jornalista João Roberto Marinho, da Rede Globo, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

No artigo, Marinho contesta a possibilidade de intervenção do governo no setor de comunicação e descreve como uma história de êxito o processo de implantação da televisão no Brasil. Ressalta ainda a visão empresarial do jornalista Roberto Marinho, ex-diretor das Organizações Globo, durante a construção de sua rede de televisão, sempre baseada em um sistema de afiliação de emissoras localizadas em diversos estados do país.

- Quem sabe o artigo poderá servir de alerta para que o governo reflita sobre o verdadeiro atentado à livre manifestação cultural, artística e informativa que seu projeto da Ancinav encerra - afirma Arthur Virgílio.



20/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo amplia manifestações de autoritarismo, alerta Arthur Virgílio

Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus

Arthur Virgílio diz que CPI do MST é irreversível

Arthur Virgílio diz que atenderá pedido do STF

Arthur Virgílio comemora um ano sem CPMF

Arthur Virgílio: "o que mudou mesmo?"